terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cedro Rosa: Especificações técnicas e curiosidades sobre a madeira


O cedro-rosa, também é conhecido como acaicá, acajá-catinga, capiúva, cedro-amarelo, cedro-batata, cedro-branco, cedro-cetim, cedro-fofo, cedro-roxo, cedro-verdadeiro, cedro-vermelho, cedro-da-bahia, cedro-da-várzea, cedro-de-carangola, cedro-do-campo, cedro misionero (Argentina); cedro (Bolívia); ygary (Paraguai) e cedro colorado (Peru). Ocorre em todos os ambientes florestais do Brasil e em praticamente toda a América Latina. Seu tronco é cilíndrico, longo, reto ou pouco tortuoso e quando se ramifica produz uma copa alta e frondosa. Possui casca com fissuras longitudinais profundas e largas, muito típicas. A casca interna é avermelhada com odor agradável. As árvores de cedro-rosa, parte da família de pinheiros, são grandes árvores verdes conhecidas por produzir uma fragrância aromática. Elas também são conhecidas por ter uma expectativa de vida longa por causa de sua resistência a doenças. Sua expectativa de vida longa também pode ser atribuída ao fato de prosperarem em áreas úmidas, onde os incêndios são raros.

As folhas caem nas estações mais frias do ano. Suas flores, de coloração amarela a creme, formam um aglomerado denso. O fruto é uma cápsula lenhosa com textura rugosa e de coloração marrom escuro. Dentro dele, encontram-se as sementes que são aladas. A polinização, possivelmente é feita por mariposas e abelhas e a dispersão das sementes é realizada pela ação do vento.

O cedro destaca-se entre as madeiras mais apreciadas no comércio brasileiro e nas exportações. Sua madeira é parecida com a do mogno (Swietenia macrophylla), sendo, porém mais mole e de textura mais grossa. Possibilita o uso muito diversificado, superado somente pela madeira de pinheiro-do-paraná (Araucária angustifolia). Sua madeira é muito empregada na construção civil, na fabricação de caixas para cachimbo, na produção de energia, produção de móveis, artesanato e utilizada na construção de instrumentos musicais. Também são usados como árvores ornamentais para fins de paisagismo, por terem folhagem atraente. A copa da árvore do cedro-rosa, quando plantadas lado-a-lado também pode bloquear o vento e ajudar a manter um ambiente aconchegante em casa.

Nome Científico: Cedrela fissilis (Meliaceae).
CaracterísticasEspécie arbórea com altura de 8-35 m e tronco com até 90 cm de diâmetro. Folhas alternas, espiraladas, compostas pinadas, com folíolos oval-lanceolados de até 18 cm de comprimento. Os frutos são cápsulas deiscentes, com sementes monaladas.
Locais de Ocorrência: Ocorre principalmente nas florestas semidecíduas e pluvial atlântica do Rio Grande do Sul até Minas Gerais.
Madeira: Madeira leve, ceme variando do bege-rosado-escuro ou castanho-claro-rosado, mais ou menos intenso, até o castanho  avermelhado, textura grossa;grã direta ou ligeramente ondulada, superficie lustrosa e com reflexo dourados; cheiro característico, agradável, bem pronunciado em algumas amostras, quase ausente em outras ; gosto ligeramente amargo., madeira macia e muito durável em ambiente seco. Quando enterrada apodrece rapidamente.
Aspectos EcológicosPlanta decídua que ocorre preferencialmente em solos úmidos e profundos, como os encontrados em vales e planícies. Desenvolve-se no interior de florestas primárias, mas também pode ser encontrada em capoeiras. Floresce entre os meses de agosto e setembro e o amadurecimento dos frutos ocorre com a árvore totalmente desfolhada, entre junho e agosto.
DurabilidadeA madeira de Cedro é considerada de resistência moderada ao ataque de organismos xilófago, segundo observações práticas a respeito de sua utilização.




Referências utilizadas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário