quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Detetives do Blog: A primeira Stratocaster da História (Parte 1)


Olá amigos, dessa vez vamos aprontar a maior investigação já feita pelos detetives e garimpeiros das guitarras mais legais do mundo, é claro que eu estou me referindo às nossas icônicas Stratocasters, e para isso, surge uma dúvida: quem está falando a verdade? Várias pessoas ao longo das últimas décadas vinham se declarando como os fiéis proprietários das legítimas e lendárias primeiras Stratos produzidas por Leo Fender em meados dos anos 50. O problema é que existem muitos personagens nessa história, e o que não faltam são rumores e teorias da conspiração. É por isso que o blog resolveu investigar um pouco e contar essa e outras descobertas para vocês. 

Vamos aos fatos: em meados dos anos 2000 o nosso lendário e herói da Stratocaster, David Gilmour gravou uma entrevista para a BBC onde mostrava a todos o que parecia ser realmente a primeira Fender lançada em série e produzida na fábrica da Fender "nada mais nada menos por Leo Fender". A guitarra de fato possuía o número de serial #0001 e por isso vocês podem pensar "pronto! Mistério resolvido!" Mas de fato, algumas coisas fazem com que algumas pessoas não considerem o instrumento a primeira Stratocaster produzida no mundo, além disso, não encontrei nenhum registro do Gilmour falando em se tratar da primeira Fender produzida, acho que ele nunca declarou isso.




Conforme descrição: " The unusual colour and the gold hardware indicate that it might be a showpiece made for a special occasion or for an employee. The neck is signed "TG 6.54", referring to Taddeo Gomez June 1954 and the body has a handwritten signature "Mary 9.28.54", referring to Mary (this could very well be Mary Lemus, a Fender factory employee. Mary began work at Fender in 1954 as an assembler, eventually becoming a final assembly supervisor -- thank you Mike Rego) September 28. 1954. According to Guitarist journalist David Mead, who examined the guitar for an article in 1995, the ash body is indeed white although it might appear to be aged Olympic White. The guitar features an anodized gold 8 hole 1-ply pickguard, custom gold plated tremolo system and output jack and Kluson Deluxe tuners. The pickups appear to be original 1954 Fenders with a 3-way pickup switch (the 5-way switch didn't surface until the mid 70's). (info from gilmourish) "

Tradução: 

A cor incomum e o hardware Gold indicam que o instrumento pode ser uma peça de mostruário feita para uma ocasião especial ou para um empregado. O braço é assinado "TG 6,54", referindo-se a Taddeo Gomez datando de Junho de 1954 e o corpo tem uma assinatura a mão (manuscrita) "Mary 9.28.54", referindo-se a Mary (esta poderia muito bem ser Mary Lemus, uma funcionária da fábrica da Fender. Mary começou a trabalhar na Fender em 1954 como funcionária da linha de montagem, tornando-se posteriormente supervisora da montagem final - obrigado Mike Rego) 28 de setembro de 1954. Segundo o jornalista e guitarrista David Mead, que examinou a guitarra para um artigo em 1995, o corpo em Ash é de fato da cor branca, embora possa parecer branco envelhecido (Aged Olympic White). A guitarra tem 8 furos no escudo dourado de uma peça (1-ply pickguard), com a ponte banhada e personalizado na cor Gold (sistema de tremolo) e jack de saída e tarrachas Kluson Deluxe. Os captadores parecem ser originais Fender de 1954 com chave seletora de 3 opções (a chave seletora de 5-way não existia até meados dos anos 70). (Informações de gilmourish)




Como podemos ver, existem muitas características que não são compatíveis com os primeiros modelos lançados nos anos 50. O modelo Stratocaster de David Gilmour é datada de Junho de 1954 (conforme informação escrita no braço) e sabemos que a produção teve início em Março de 1954, logo, não pode ser a primeira. Além disso, elas não vinham na opção Olympic Gold, a menos que fosse customizada na fábrica ou nos anos posteriores. Mas então, porque ela tem o serial #0001? Conforme descobri através de um user: "It's the first custom Stratocaster, not the first (as you folks have discussed) The gold anodized pick guard is original. As to the guitar's value, Gilmore himself stated: "it doesn't matter, it's not for sale."

Tradução: 

É a primeira Stratocaster customizada, não é a primeira (como vocês têm discutido) O escuto na cor Gold é original. Quanto ao valor da guitarra, o próprio Gilmor afirmou: "não importa, não está para venda".

Como podemos concluir, se trata da primeira Stratocaster customizada e feita sobre encomenda na Fábrica, mas não é a "number one". Vamos a alguns vídeos onde o mestre aparece utilizando a guitarra: 




Aqui vou postar o vídeo da entrevista do Gilmour para a BBC, onde ele mostra melhor o instrumento e fica evidente sua expressão de amor e cumplicidade com sua Stratocaster:




Na festa de aniversário dos 50 anos da Fender, Gilmour usou o exemplar para tocar para o grande público, um grande instrumento desses não poderia faltar nessa festa, ainda mais nas mãos de um dos mais lendários guitarristas de todos os tempos.




Então surge a informação: "Fender used to stamp the serial numbers on the tremolo cover plate. They started putting serial numbers on the neck plate in late '54. George Gruhn had the first strat ever in his shop a few years ago I think".

Tradução: 

A Fender usou inicialmente para carimbar os números de série a placa de cobertura do tremolo (cover plate da ponte). Eles começaram a colocar os números de série no neck plate apenas no final de '54. George Gruhn teve a primeira Stratocaster de todos os tempos na sua loja há alguns anos atrás eu acho".

Quem é George Gruhn? Será mesmo verdade que ele possuiu ou ainda possui a primeira Stratocaster de todos os tempos?? Seria apenas mais outra lenda surgida na internet? De fato, será que é possível identificar nos dias de hoje essa guitarra, ou melhor, será que ainda existe essa guitarra? No próximo post da parte 2 iremos resolver esse mistério e mostrar essa e outras descobertas sobre a primeira Stratocaster de todos os tempos. Até lá pessoal!

William de Oliveira




2 comentários: