terça-feira, 3 de outubro de 2017

Happy birthday Stephen "Stevie" Ray Vaughan


Feliz aniversário Stephen "Stevie" Ray Vaughan, (3 de outubro de 1954 - 27 de agosto de 1990) SRV foi um músico americano, cantor, compositor e produtor de discos. Apesar de uma carreira de curta duração, que durou sete anos, o cara é amplamente considerado um dos guitarristas mais influentes da história da música e uma das figuras mais importantes no renascimento do blues na década de 1980. 




Nascido e criado em Dallas, Texas, Vaughan começou a tocar violão aos sete anos de idade, inspirado por seu irmão mais velho, Jimmie. Em 1971 ele abandonou o ensino médio e mudou-se para Austin no ano seguinte. Ele tocou em shows com numerosas bandas, ganhando um lugar na banda de Marc Benno, os Nightcrawlers e, mais tarde, com Denny Freeman nas Cobras, com quem continuou a trabalhar até o final de 1977. SRV então formou seu próprio grupo, Triple Threat Revue, antes de renomear a banda Double Trouble depois de contratar o baterista Chris Layton e o baixista Tommy Shannon. Ele ganhou fama após sua apresentação no Festival de Jazz de Montreux em 1982 e, em 1983, seu álbum de estúdio de estréia, Texas Flood. O álbum de dez músicas foi um lançamento comercialmente bem sucedido que vendeu mais de meio milhão de cópias. Depois de conseguir a sobriedade no final de 1986, ele encabeçou turnês de shows com Jeff Beck em 1989 e Joe Cocker em 1990 antes de sua morte em um acidente de helicóptero em 27 de agosto de 1990, com a idade de 35 anos.



Vaughan foi inspirado musicalmente pelo blues/rock americano e britânico. Ele preferiu o uso de amplificadores "clean" com alto volume e contribuiu para a popularidade do equipamento musical vintage. Ele muitas vezes combinava diversos amplificadores diferentes e usava pedais de efeitos mínimos. Chris Gill, da Guitar World, comentou: "A tonalidade da guitarra de Stevie Ray Vaughan era tão seca quanto um verão de San Antonio e tão brilhante como uma debutante de Dallas, o produto do som natural de amplificadores era amplo e limpo. No entanto, Vaughan ocasionalmente usava pedais para dar ganho no som, principalmente para impulsionar o sinal, embora ocasionalmente empregasse um gabinete de alto-falante giratório e pedais wah para um toque textural adicional ".




Vaughan recebeu vários prêmios de música durante sua vida e póstuma. Em 1983, os leitores da Guitar Player o votaram como Best New Talent e Best Electric Blues Guitar Player. Em 1984, a Fundação Blues nomeou o Anfitrião do Ano e o Instrutor de Blues do Ano, e em 1987, a Revista Performance o homenageou com o Rhythm and Blues Act of the Year, ganhando seis Grammy Awards e dez Austin Music Awards, foi induzido para o Blues Hall of Fame em 2000 e o Musicians Hall of Fame em 2014. Rolling Stone classificou Vaughan como o décimo segundo maior guitarrista de todos os tempos. Em 2015, foi induzido no Hall of Fame do Rock and Roll.



Nenhum comentário:

Postar um comentário