terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A arte da picaretagem: Tutorial de como comprar uma guitarra de um cliente no Mercado Livre ou FaceBook


Olá amigos, aqui vou escrever a parte II da picaretagem dos caras. Não foi difícil reunir todas as artimanhas deles, pois está tudo muito bem explícito, basta que vocês mesmos procurem na internet. Os caras nunca perdem.


  • Squier = Você já conhece Squire e já vendeu várias, ressalte que foi feita na coréia ou na china e que por isso não tem mercado, ofereça 30% do valor real do instrumento e convença que o cliente está fazendo ótimo negócio se livrando da guitarra para pegar outro instrumento melhor [de preferência seu... claro]; Se ele reclamar, aumente para 40% e ele vai sair convicto que você foi um "pai" para ele na negociação.

 Quando esses caras aparecem para negociar e nós oferecemos a nossa guitarra, é incrível o quanto ela desvalorizou da noite para o dia. Misteriosamente, nossa guitarra não vale mais nada, mas eles justificam que precisam ter uma "margem de lucro". Nós entendemos isso, só não queremos ser explorados. Assim é fácil triplicar os equipamentos em um ou dois meses.


  • Tagima: Diga que existem várias delas à venda no M.L e que você só pega se for com preço baixo, para poder revender barato [depois que o instrumento for seu, coloque o preço que quiser... claro] além disso, justifique que guitarras em Marupá (vulgo caixeta) tem menos mercado;

 Sua Tagima agora não vale nada. Mas quando você comprou ela do mesmo vendedor, ela era quase uma Fender, estranho né? Feita a mão pelo próprio Seiji Tagima!


  • Mal conservada = Diga que o preço do instrumento do seu cliente cai 50% por causa disso. Convença o mesmo disso. Está arranhada, suja, cagada e terá que refazer a pintura e refinish do braço. [Depois que for seu, anuncie como “vintage” e ganhe dinheiro];

 Que estranho, quando comprei era "Vintage", agora ela não vale mais nada?


  • Década de 90 = Isso não significa nada para você, é apenas década de 90.

 Claro, o vendedor não vai valorizar ela nunca mesmo. O fato de ter mais de 20 anos pode até prejudicar em algumas negociações, basta o vendedor dizer que só trabalha com instrumentos novos. Pronto! Cliente se desesperando em 3..2..1..Em último caso, se houver resistência do cliente, diga a mentira que o termo vintage só é aceito pelos colecionadores se o instrumento for da década de 80 para trás kkk


  • Seu cliente diz que existem outros caras interessados que avaliaram melhor seu instrumento = Deseje boa sorte e então vire as costas.

Nesse caso tem vendedor que realmente parece estar "cagando e andando". Na verdade, ele está pensando em uma forma melhor de enrabar você. [hahaha]


  • Chinesa = Ofereça 20% do valor de mercado e justifique que é chinesa [óbvio], nesse caso, diga que você já vendeu o mesmo instrumento e que o mesmo tem mais lâminas que a bolacha Wafer que você está comendo nesse momento.

Agora que você comprou uma Guitarra chinesa, falsificada, gastou com captadores, tarrachas e com uma ponte melhor para tentar deixar ela mais "tocável" e viu que ela continuou uma guitarra falsificada, vai perder dinheiro. 


  • Seu cliente aplicou decalque no headstock = Perdeu a originalidade e por isso ninguém vai querer o instrumento.. aconselhe o mesmo a usar a madeira para lareira no inverno e por isso você não tem o menor interesse, deixe o mesmo se desesperar e depois ofereça 30% ou nem isso do valor real do instrumento.

Nesse caso o vendedor dirá que sua guitarra só não é um saco de lixo porque não está no lixo. [hahaha] Depois disso, ele vai fazer uma oferta. Você vai ver. E nela, vai tentar novamente enganar você.

  • Fender Mexicana = Deve ressaltar o fato que existem várias a venda no Mercado Livre e que não tem tanto mercado como o proprietário do instrumento pensa. Além disso, você já deve ter visto a publicação em outro blog onde mostra a fábrica mexicana construindo os corpos dessas stratos em Alder com 5 ou 6 blocos de madeira. Nesse caso você só pega se for com preço baixo, para poder revender barato [depois que o instrumento for seu, coloque o preço que quiser... claro] :) 

Nesse caso, se você está pensando em pegar uma guitarra melhor mas não tem 100% do dinheiro, mas o vendedor sabe que você tem uma Fender Mexicana e resolveu convencer você a por ela no negócio, muito cuidado! Não deixe o mesmo desvalorizar a sua guitarra. Se ele ofereceu menos do que você acha justo, sempre desconfie!

  • Seu cliente substituiu um potenciômetro = Convença de que a guitarra perdeu a originalidade, deixe o mesmo se desesperar e ofereça 60% do valor do instrumento.

Qualquer investimento que o cara tenha feito não será nunca valorizado pelos caras, é impressionante. 


  • Na troca, convença o cliente de que o mesmo saiu ganhando, pois adquiriu um instrumento melhor, e você, o pior.  Tenha boa persuasão: com o tempo você desenvolve sua habilidade de convencimento. 

Nesse caso ele irá fazer você pensar que saiu ganhando, mas não seja trouxa. Ele sempre vai sair ganhando!!


William de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário