sexta-feira, 3 de abril de 2015

Amigo Strateiro: Fender Stratocaster Standard MIM


Olá amigos, apesento para o mês de Abril na coluna "amigo strateiro", a publicação do nosso amigo Eric Faraó Schumacher (perco o amigo mas não perco a piada kkk) a participar no mês comemorativo da páscoa e postar sua experiência com a Fender MIM, além de ter a oportunidade de mostrar seu instrumento.

Conforme mencionei nas outras vezes, outras pessoas também podem usar esse espaço para compartilhar informações e experiências com seus instrumentos, nada mais legal do que somar vivências. Quer que sua Stratocaster seja postada no blog? Entre em contato conosco. A única regra é: o instrumento precisa "ser strato" e o amigo precisa "ter a strato". 

Dando continuidade nesse espaço, convido para o mês de Abril o amigo Eric Von Farah Schmidke, proprietário de uma graciosa Fender Standard mexicana 2002'.

Nome: Eric Von Farah Schmidke
Cidade: Analândia/SP
Proprietário: Fender Standard MIM
Serial Number: MZ2 056139


Conte um pouco da sua história com o instrumento: onde, como e quando comprou?

Sempre fui de negociar muitos instrumentos, ao longo desses anos já tive cerca de 40 guitarras. Algumas ficaram um bom tempo comigo, outras nem uma semana.
Até hoje escuto piadinhas do tipo “quanto tempo essa vai durar na sua mão?”, rsrs.
Felizmente sempre tive muita sorte nesse meio, consegui bons negócios, encontrei muitasguitarras de bom valor comercial por uma mixaria, e assim a coisa foi fluindo.

Minha primeira guitarra foi uma Tonante, hoje apresento uma Fender para vocês (além de outros exemplares que tenho aqui em casa), foi um salto e tanto, e o melhor: gastei muito pouco com tudo isso.  Gasteimais com fretes do que realmente comprando guitarras.
Com a Fender não foi diferente, consegui-a com um conhecido que já negociei algumas vezes. Conversa vai e conversa vem, acabamos concluindo o negócio.


Para você, o que representa ter uma FenderStratocaster?

Sempre ouvi rumores sobre a relação Fender / Stratocaster, mas achava que isso era mais propaganda do que qualquer outra coisa, mas isso mudou até o dia em que eu adquiri uma.
Posso dizer que a Fender está para a stratocaster assim como arroz para o feijão, rsrs!!

Já tive várias stratosque eram realmente boas, mas digo com todas as letras que a Fender é a “mais strato” de todas. Inconfundível!!!!


Como você definiria o som desse instrumento?

Cheio de estalos, agudos cortantes e um clean alucinógeno! Não é a toa que inúmeros guitarras consagrados sempre puxam uma strato da manga.


Qual o principal ponto forte da guitarra?

Gosto bastante dos captadores,garantem o timbre clássico de uma boa stratocaster. Sinceramente não vejo necessidade alguma de trocá-los.
  

Qual o principal ponto fraco da guitarra?

Sem dúvida são as tarraxas! Não são ruins, mas não garantem a afinação depois de alguns bends e alavancas com mais vigor.


Pretende fazer algum upgrade ou já fez alguma modificação na guitarra?

O escudo não é original da guitarra, já a peguei assim. Pensei em colocar o original, mas de imediato ou mante-la do jeito que está.
Em quase todas minhas stratos gosto de fazer um mod na elétrica onde um dos Tone’s se torna um “misturador” gradual dos captadores da ponte / braço. O timbre lembra um pouco de uma telecaster. É algo rápido e barato de se fazer (posso disponibilizar o esquema para quem quiser).
Se eu continuar com a guitarra pretendo futuramente fazer um upgrade nas tarraxas e nut.


O que você diria as pessoas que questionam a qualidade das FendersStandandard mexicanas devido a divulgação recente por meio de fotografias da utilização de cinco, seis ou até mais blocos/peças de Alder no corpo


Infelizmente hoje em dia a qualidade está sendo deixado de lado, não só em instrumentos, mas praticamente em tudo.
Confesso que fiquei com um pouco de receio em relação a essas imagens, e por isso busquei uma Fender MIM um pouco mais antiga.


Talvez aos nossos ouvidos essa coisa de inúmeras emendas não seja perceptível, mas o o psicológico fica abalado ..rsrs.

Especificações:

Nome:Fender®
Modelo: Stratocaster
Série: Standard
Madeira do corpo: Alder
Madeira do braço: Maple
Escala: Maple
Corpo - Shape: Stratocaster
Número de casas: 21
Headstock: Small Head
Neck Plate: Standard 4 furos
Configuração dos captadores: S/S/S 
Captadores: Alnico
Chave seletora: 5 posições
Controle: 1 Volume - 2 Tone
Cores: Candy Apple Red (CAR)
Ponte: VintageStyle - 6 parafusos
Tarrachas: Originais
Escudo e Knobs: Escudo White Pearl com Knobs brancos
Fabricação: Made in Mexico
Ano: 2002
Fabricante: Fender®





4 comentários:

  1. Oi william! As mexicanas de 2012 são boas? Ou vale esperar aparecer de outra época? Encontrei uma por menos de 1800. Vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Andrei, vai depender muito do que você considera como "boa". O que pode ser bom para mim, pode ser ruim para você.. ou o contrário. Mas vamos lá, as Fender Stratocaster mexicanas são instrumentos de qualidade dentro da média mas você deve ter cuidado em buscar informações sobre o que está adquirindo: o modelo Standard deixa bastante a desejar por conta do hardware e dos muitos blocos de madeira que constituem o corpo em Alder. Claro que nem todas são assim, as Deluxe ou as Classic são consideradas acima da média, pois além do hardware ser melhor, existe uma seleção melhor das madeiras utilizadas nessas stratos. Espero ter ajudado, abraços.

      Excluir
  2. Falou MERDA .. ao contrário . A tarraxa eh a única coisa q presta e os Cap são um lixo

    ResponderExcluir
  3. As Fender Standard Mexico a partir de 2006 tiveram upgrade na produção como bloco maior na ponte. A melhor safra delas é as feitas em 2013 até 2017 quando foi descontinuada a linha pra dar lugar a nova Player Series. Considero uma guitarra ótima, se encontrar num bom preço vale a pena pegar. Sinceramente o único ponto negativo que vejo nela é sim os captadores cerâmicos, com overdrive até soa bem, mas no som limpo falta brilho.

    ResponderExcluir