terça-feira, 1 de setembro de 2015

Um pouco de história: Walczak Stratocaster - Made in Brazil



Olá pessoal, dessa vez vou apresentar a vocês um instrumento nacional que merece um destaque! Então vamos lá:


Especificações do modelo:


Nome: Walczak
Modelo: Stratocaster
Série: WZ815
Madeira do corpo: Cedro Rosa
Madeira do braço/escala: Marfim / Pau Ferro
Número de casas: 22
Configuração dos captadores: SSS
Captadores: Cerâmicos originais (Wilkinson?)
Chave seletora: 5 posições
Controle: 1 Vol e 2 Tones
Cores: Black
Ponte: VintageStyle Wilkinson – 6 parafusos
Tarraxas: Wilkinson EZ Lock
Trastes: Jumbo
Escudo: Black 3 ply
Knobs: Black
Fabricação: Made in Brazil
Ano: ???
Fabricante: Walczak





- História

A Walczak inicialmente era conhecida por ASW, a qual era formada por um grupo de luthiers que eram responsáveis por todo o processo de desenvolvimento, designed e fabricação. Após um determinado tempo, por razões não muito bem esclarecidas, a marca deixou de existir e então veio a atual Walczak, que tem como os fundadores dois dos luthiers que constituíam a marca anterior.




- A fábrica

A marca teve como objetivo inicial criar uma linha com os modelos mais clássicos no mundo da música, porém com um designed um pouco fora do padrão, tornando assim os instrumentos exclusivos. Além disso, o comprador tinha a opção de customizar o instrumento por completo (madeiras, hardware, captadores, cor, acabamento, etc), algo totalmente inovador no mercado brasileiro, onde isso só era possível através de luthier’s particulares.

A marca foi ganhando destaque e conquistando os músicos que adquiriam seus instrumentos, porém de uma hora para outra a marca deixou de ser prestativa e atenciosa com seus clientes, o site responsável pelas vendas foi desativado e a Walczak foi perdendo o mercado.
Enfim, chega de papo e vamos falar do que realmente interessa a nós!

- WZ815

Esse é o modelo stratocaster da marca, com algumas linhas que fogem do “padrão Fender”, porém mantendo a alma do modelo em questão.

Madeiras: a guitarra é composta por cedro rosa (corpo) e marfim/pau ferro (braço); lembrando que quando a marca ainda estava na ativa, as madeiras podiam ser escolhidas conforme o gosto do comprador.

Hardware: o ponto forte da guitarra; as tarraxas são Wilkinson EZ Lock (um sistema desenvolvimento pela marca onde a existência de dois furos no pino das tarraxas fazem com que a afinação seja mais estável), a ponte é Wilkinson Vintage com big block (essa foi a única strato da marca que vi com essa ponte de 6 parafusos, todas as demais possuem 2 pivôs – semi flutuante, cheguei a entrar em contato com a Walczak sobre isso, porém ainda não obtive resposta; quanto ao big block, é uma peça fundamental nas stratocaster, pois ajuda a dar corpo no timbre e aumenta o sustain das notas).

Captadores: as Walczak “atuais” saíam de fabrica com captadores Wilkinson, porém os que se encontram em minha guitarra não tem nenhuma  inscrição/logo, são cerâmicos, honestos, mas merecem ser substituídos por um trio de Alnico de melhor qualidade, para acompanhar o restante da qualidade do instrumento.

Conforto: o shape do braço é bem macio e junto aos trastes jumbo, tornam a guitarra com uma pegada muito confortável; o corpo também apresenta uma boa ergonomia, porém um pouco pesado para uma stratocaster, mas nada de tão anormal assim.

Timbre: não acho o cedro uma madeira que combine muito com as stratocaster (apenas minha opnião pessoal), pois o som fica um pouco mais fechado e com menos ênfase nos agudos (como é de costume em tal modelo); associado ao captadores cerâmicos esse timbre em particular fica ainda mais evidente, a troca por captadores em alnico com certeza daria um bom upgrade na guitarra (que ao meu ver, esse é o único ponto fraco da mesma).

Considerações finais: trata-se de um instrumento de qualidade, para quem busca algo bem construído e com um excelente custo x benefício.

Ao meu ver a guitarra é completa por inteira, apesar da minha ressalva com os captadores, isso não é algo necessário, apenas gosto pessoal.


Erich Von Farah

2 comentários:

  1. Turma!

    Há pouco tempo dei início ao meu blog sobre música, guitarras e lembranças com o mundo da música. Fiquem à vontade pra dar sugestões, ficarei grato. Obrigado pelo espaço, Guitarra De Um Strateiro.

    http://musicaguitarraselembrancas.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo Douglas, seu blog já está linkado aqui, desejo-te sucesso com o mesmo e prosperidade.. que não morra ao longo do tempo.. abraços!

      Excluir