sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Amigo Strateiro: Giannini Stratosonic AE08


Olá amigos, apresento para o mês de Novembro na coluna "amigo strateiro", a primeira publicação do amigo Thiago Melo a participar e postar sua experiência com essa Giannini Stratosonic AE08, além de ter a oportunidade de mostrar seu instrumento.

Conforme mencionei nas outras vezes, outras pessoas também podem usar esse espaço para compartilhar informações e experiências com seus instrumentos, nada mais legal do que somar vivências. Quer que sua Stratocaster seja postada no blog? Entre em contato conosco. A única regra é: o instrumento precisa "ser strato" e o amigo precisa "ter a strato". 

Dando continuidade nesse espaço, convido para o mês de Novembro o amigo Thiago Melo, proprietário de uma conservadíssima Giannini Stratosonic AE08.

Nome: Thiago Melo
Cidade: Rio de Janeiro
Proprietário: Giannini Stratosonic AE08
Serial Number: --

Especificações do modelo:
Nome: Giannini
Modelo: Stratocaster
Série: Stratosonic AE08
Madeira do corpo: Marupá
Madeira do braço: Marfim
Número de casas: 21
Madeira da escala:  Marfim
Chave seletora: 3 chaves
Captadores: Originais
Configuração dos captadores: SSS
Controle: 1 Volume e 2 Tones
Ponte: Tipo Strato – 6 parafusos Cores: Preta
Tarraxas: Originais
Escudo: Original branco recortado à mão (one ply) Knobs: Originais Serial Number: --
Fabricante: Giannini
Fabricação: Made in Brazil 
Ano: 1978



Conte um pouco da sua história com o instrumento: onde, como e quando comprou.

Minha história com essa guitarra começou na adolescência, final dos anos 80. Sempre gostei de musica, Rock em especial, e queria aprender a tocar guitarra. Falei com meu pai e ele conseguiu essa guitarra que pertencia ao filho do chefe dele, que tinha comprado e não usava. Tentei aprender a tocar, mas por falta de jeito e método não evoluí muito (não existia internet na época).A guitarra ficou encostada no meu quarto durante um tempo, até que eu saí de casa. Logo depois minha mãe se mudou para um apartamento menor e a guitarra ficou uns 20 anos guardada em um depósito. Na sequencia me dediquei a aprender o violão (já na era da internet) e vinha feliz até que comentei que estava pensando em voltar a tocar guitarra e meu padrasto lembrou dessa guitarra e ela estava lá, novinha.



Para você, o que representa ter uma Giannini AE08?
Ela tem um valor muito grande, representa um sonho de adolescência, que por alguma razão ficou congelado e agora posso voltar a praticar.



Como você definiria o som desse instrumento?
Como disse, não sou especialista em guitarra, fica difícil comparar, mas ela tem o som do Rock anos 70/80. E aquele chiadinho da idade.



Qual o principal ponto forte dessa guitarra?

A construção, pois já tem quase 40 anos e funcionando como nova. É verdade, passou um bom tempo no spa.


Qual o principal ponto fraco dessa guitarra?


Deve ter vários, mas prefiro não revelar.















Pretende fazer algum upgrade ou alguma modificação na guitarra?

Não. Pretendo manter como ela está. Totalmente original.

O que você diria às pessoas que não conhecem o modelo ou que sempre duvidaram da proposta da Gianinni em relação a qualidade e reputação desses modelos brasileiros?
























O que posso dizer é que se trata de um modelo histórico. Lembro de ver os guitarristas das bandas com suas Stratocasters, caríssimas, e a Giannini entregava esse modelo que satisfazia os desejos da galera. Sobre a qualidade não há o que reclamar, dentro da proposta original. Basta procurar e verá que existem guitarras com 40, 50 anos em pleno funcionamento.

14 comentários:

  1. Cara, Muito bacana seu blog.

    Eu tive uma Giannini Stratosonic Ae08 também. Acho que a minha era a de Caixeta. Digo isso porque ela tinha uns 10 pedaços de madeira colados no corpo. Mas o braço, que era bem gordo, era uma peça só.
    Por sinal, um dos melhores braços de strato que já toquei.

    Mandei trocar os trastes e coloquei um set de EMGs do David Gilmour. Cara, a guitarra era sensacional, e ainda por cima, o "efeito Giannini" era sempre muito engraçado.

    Vendi por um motivo nobre para um cara que colecionava Giannini. Então tá tudo certo.


    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur, obrigado por visitar nosso blog! As Stratosonics desse período eram de caixeta (Marupá), o braço em uma peça é de Marfim. Pena não ter mais para poder divulgar aqui no nosso blog, mas se tiver outra Stratocaster, poderá participar! Abração!

      Excluir
  2. Ví uma igual que está para vender aqui em Porto Alegre. O dono está desesperado para vendê-la. Anunciou por 250 reais. Disse que é um modelo 1978. Pelas fotos de vocês pude ver que é autêntica apesar de estar com o nome lixado e sem o cover da ponte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante cara, por R$250,00 reais realmente está abaixo do preço de mercado dela, se estiver tudo ok com o instrumento e estiver em bom estado de conservação (vale lembrar que tem quase quarenta anos, então temos que dar um desconto e não esperar que esteja perfeita) vale a pena pegar sim certamente. Abraços e obrigado pelo contato!

      Excluir
  3. Guitarra lendária anos 70, nunca é demais e sempre tem lugar pra mais uma na coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é atoa que eu tenho três AE08 no meu acervo, sendo duas dos anos 80 (diferem nos escudos branco e preto) e uma sendo dos anos 70, 1977 mais precisamente.

      Excluir
    2. Aquelas anos 80 com stratossonic escrito desta forma e com escala em pau ferro é show as vezes me pergunto como uma Giannini feita com madeiramento nobre e com up grade Gotoh nas ferragens e EMG na captação pode ser inferior a Fender, mas é um achismo particular meu!

      Excluir
    3. Olha, a minha Stratosonic ae08 com EMGs era sensacional.
      O problema dos captadores ativos é que eles mascaram o som real do instrumento.
      Se bem que, mesmo com os captadores originais Gotoh, a guitarra falava muito bem. Mas com os EMGs era diferente.

      Acho que pelo fato da guitarra não ter o design 'padrão Fender' muita gente faz rolo na guitarra.

      Tenho outra guitarra com EMGs, o timbre dela é muito superior à Giannini, mas mesmo assim, ela tinha personalidade.


      abraço.

      Excluir
    4. Então Rodrigues, as madeiras eram nobres e o hardware era de primeira como o amigo descreveu, mas a construção deixava muito a desejar na grande maioria das vezes.. e nesse critério a Fender é unanimidade. Abraços!

      Excluir
    5. Pois é Arthur, as AE08 pecavam exatamente nisso mesmo.. construção e acabamento do instrumento. Nunca coloquei outros captadores melhores na AE08 por achar que não vale a pena o investimento, mas com certeza deve dar uma melhorada, além disso ela necessita de uma ponte com bloco melhor e tarraxas melhores, sem dúvida irá ficar um instrumento melhor, mas jamais será uma Fender hehe... Abração!

      Excluir
  4. Ola
    Estou montando uma Strato ae08 e gostaria de uma informação, um bloco fender casaria em um corpo da ae08??? Desde ja agradeço a informação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bom seria trocar a ponte inteira por uma Fender, mas independente disso daria sim, mesmo que tenha que fazer alguma adaptação na cavidade, mas acredito que não.

      Excluir
  5. ADQUIRI UMA GUITARRA MUITO RARA, EPIPHONE CASINO MODELO VT TO, ESTÁ SUPER CONSERVADA, PARECE NOVA, É A MESMA QUE APARECE NO SITE DA WIKIPÉDIA EPIPHONE, NA MESMA COR VERDE ÀGUA, PRECISO FAZER AVALIAÇÃO PARA PODER VENDER, PODEM ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma stratosonic AE08 com escudo preto, braço claro numa peça só e corpo também claro na cor Madeira construído com vários pedaços de madeira. Como saber o ano exato da guitarra?

    ResponderExcluir