terça-feira, 19 de abril de 2016

Os Beatles e as Stratocasters: Uma lenda chamada "Rocky"


O ano era 1964. Os Beatles eram um sucesso mundial, não estavam mais confinados aos limites do Reino Unido. Naquele tempo as bandas buscavam o que havia de melhor para estar sempre produzindo o som mais puro e atualizado. Foi no final do ano que John Lennon e George Harrison pediram ao roadie dos Beatles, Mal Evans, que lhes comprasse um par de “stratos”. Evans voltou para o Estúdio de Abbey Road trazendo um par de Fender Stratocasters (Pré CBS) 1961 na rara cor Sonic Blue, contrariando a ordem do empresário Brian Epstein, que disse que pagaria por elas apenas se fossem de cores diferentes.

O ano de 1966 marcaria a despedida dos Beatles dos palcos. A partir do fim deste ano eles se dedicariam exclusivamente à gravação de discos. Simultaneamente com as turnês deste ano eles gravaram “Revolver”, que foi lançado no mesmo agosto de 1966 em que eles fizeram seu último concerto. Neste LP as Stratos foram usadas em “She Said, She Said” (base de John Lennon) e em “I Want To Tell You” (riff de George Harrison).
Desde então as Stratocasters marcam presença nos discos dos Beatles, até mesmo em discos das carreiras solo. É comum ver fotos de George Harrison empunhando uma Fender Stratocaster nas décadas de 70 a 90.




Quando os Beatles estavam no estúdio gravando "Help!", John Lennon e George Harrison enviaram o  roadie Mal Evans para ir buscar um par de Fender Stratocaster. Evans voltou com essa Fender Stratocaster de 1961/62 (Sonic Blue). Aqui está uma foto de John com seu exemplar:





Algumas pessoas dizem, curiosamente, que elas não foram usadas nas gravações que saíram no primeiro disco dos Beatles de 1965: “Help!” foi lançado em agosto de 1965. Porém no disco seguinte as Stratocasters marcam presença. “Rubber Soul”, lançado em dezembro de 1965, traz o timbre das Stratos pela primeira vez nos discos dos Beatles. Em “Nowhere Man” George Harrison gravou sua belíssima parte de guitarra em duas trilhas usando sua Fender Strato, que mais tarde seria pintada em cores psicodélicas e ganharia o nome de “Rocky”. Em “If I Needed Someone”, John Lennon usa a Strato para fazer a base.




Fender Stratocaster 60' Pré CBS, modelo muito semelhante às Stratos utilizadas por George Harrison e John Lennon. Eles não usaram as Stratos na grande maioria dos seus clássicos, mas o timbre característicos das Stratos é perceptível na faixa "Nowhere Man".





No início de abril de 1967, logo depois de terminar a gravação do "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band", George Harrison teve a triste ideia (na minha opinião) de pegar a sua Fender Stratocaster Sonic Blue 1961 (algumas fontes citam o ano 1962) e a levar para casa, transformando-a em sua "obra prima" que a chamaria de " Rocky ". Usando de muita inspiração e criatividade, um pouco de tinta esmalte e, assim como algumas lixas de unha de sua ex-mulher, Patti Boyd.





George tocou pela primeira vez em sua Strato na música "You’re Going To Lose That Girl.” e na canção “Nowhere Man,” John e George tocaram suas Stratos juntos. O brilho na tonalidade do som é evidente nos solos e acordes com a melodia de George. Isso foi, naturalmente, antes de George transformar aquela linda Sonic Blue na aberração que ele chamou carinhosamente de "Rocky". A parte traseira da guitarra ainda é na sua cor original Sonic Blue, como visto.. George decidiu pintar apenas a parte da frente.



 Frente




Back





Outra referência de George com sua lendária Stratocaster "Rocky".





Nessa foto, temos a aparição da Fender Stratocaster 61/62 Pre-CBS já transformada em Rocky.





Uma das últimas aparições de George com seu modelo Stratocaster: Rocky.




Para quem quiser ver ela em ação:




Meus mais sinceros agradecimentos ao amigo Aluísio Ribeiro que me ajudou muito com todas essas informações, e que se não fosse por ele, não seria possível fazer esse post!


William de Oliveira


Para saber mais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário