sábado, 28 de maio de 2016

Pedal Boss Acoustic Simulator AC-3, um dos piores pedais já feitos pela Boss



Olá amigos, inaugurando a nova coluna do Blog com o nome de "Stratosfera", para a primeira postagem da coluna eu juro que tentei dar um título que fosse menos sensacionalista para a postagem mas acho que não consegui. A Boss é uma das marcas mais famosas de pedais de todos os tempos e que certamente é dona da maior parte dos pedais vendidos do mercado, mas que nem sempre acerta em agradar o público com certos lançamentos e relançamentos. A lista de pedais que não têm boa aprovação popular vai desde os drives e distorções mais antigas e fora da linha de produção atual como o Heavy Metal HM-2, o Digital Metalizer MZ-2, o Hyper Metal HM-3, até os atuais e tão menos aclamados como o Metal Zone MT-2 ou o Compression Sustainer CS-3, mas acho que nenhum desses pedais dessa lista que encabeça os modelos mais rejeitados pelos usuários e adoradores da Boss me decepcionou tanto quanto o Acoustic Simulator AC-3. 





Comprei esse pedal novo esse ano de 2016 através de um amigo que me vendeu por ter usado o pedal por um tempo muito curto, estava em estado de zerado, com caixa e todos os manuais. Estávamos em formação recente da nossa banda e eu não tinha dinheiro suficiente para comprar um bom violão para tocar algumas poucas músicas do repertório que faríamos e que precisava serem feitas no violão e naquela de economizar e "quebrar o galho" acabei entrando na onda do AC-3. Eu tinha visto vários vídeos profissionais (a maioria propaganda da própria Boss) e não profissionais e mais "caseiros" do pedal para ter uma ideia do que eu encararia de frente caso decidisse por adquirir a unidade e confesso que gostei bastante do que vi, inicialmente, seria a estratégia mais eficaz e barata para poder tocar as músicas do setlist no violão, mas "sem ter um violão". Entusiasmado pela boa resposta dos vídeos, fechei a compra do pedal com esse amigo e fui para casa cheio de esperança testar o pedal. Antes de ligar e testar, li praticamente quase todo o manual e encontrei alguns exemplos de regulagens para Single e para Humbucker, o que me agradou bastante a ideia de poder testar com guitarras e captadores diferentes. Testei o pedal com várias guitarras que tenho aqui em casa e inicialmente até me dei por satisfeito, mas o que eu não sabia e infelizmente logo iria descobrir é que usar esse pedal para tocar em casa no seu quarto é uma coisa, tocar com o pedal na banda é outra experiência totalmente diferente.




O pedal apresenta quatro opções diferentes de regulagens chamadas de Jumbo, Standard, Enhance e Piezo. As quatro opções simulam quatro tipos timbristicos diferentes de violões. variando as possibilidades de acordo com o tipo de captadores que você está usando. O problema começa quando você liga o pedal e misteriosamente aciona ruídos aos seu som, aquele tradicional "HUM" aparece e você fica se questionando o motivo, já que o pedal não deveria teoricamente apresentar essa característica. O pedal quando mal regulado, adiciona uma espécie de compressão ao som fazendo com que o timbre fique de um violão muito ruim, vai ser mais perceptível tocando junto à uma banda do que tocando apenas com uma guitarra em baixos volumes e dentro de casa. Além disso, quando regular em captador Single, cuide bem para não colocar com altos valores ou nada muito perto do máximo o knob TOP, para que não fique com aquela característica de timbre metalizado, isso mesmo, sai um som metalizado de violão insuportável. Eu me enganei muito vendo os vídeos no Youtube, aquele timbre maravilhoso de violão não tem nada a ver quando você liga o pedal e já sente aquele "HUM", aquele "up" que parece que tem adicionado junto um pedal de compressor ligados adicionando não só o desejado sustain, mas todo o tipo de ruídos e compressão indesejada para o efeito. Outra coisa que eu constatei, não use o efeito com nada junto, nem pense em adicionar um compressor ou um chorus ao efeito, simplesmente não funciona.. não "casa" junto, o som ficará embolado e não há combinações sustentáveis.. pelo menos não em altos volumes tocando junto com uma banda, talvez tocando no seu quarto com volumes muito baixos. Fica aqui minha insatisfação pessoal com o produto, testem e tirem suas conclusões, mas não adianta testar dentro do quarto, pois isso eu fiz inicialmente ao testar todas as regulagens orientadas de fábrica e outras que encontrei pela internet e até digo que me dei inicialmente por satisfeito, mas depois a experiência foi ruim. Para não pontuar apenas os pontos negativos do pedal, o principal ponto positivo me parece ser o knob de ajuste do reverb, achei bem legal, bem fiel ao reverb proporcionado com a simulação dos violões. É isso galera, por enquanto meu feedback é esse, se eu tiver novas experiências com o pedal eu postarei aqui novamente. Abraços!

William de Oliveira

6 comentários:

  1. eu tenho um desse e realmente é uma merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara, quebra o galho mas a sonoridade final é um horror. kkkkk

      Excluir
  2. Acredito que o preço que você pagou nele, já que estava praticamente novo, daria pra comprar um violão usado tranquliamente. E não precisaria simular nada. Hehehe. Mas é isso aí, vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ivan, paguei 300 reais nele e infelizmente nesse investimento eu só conseguiria violões de baixo padrão e que só me trariam dor de cabeça, no fim eu peguei o pedal, me arrependi amargamente e vendi assim que pude, me livrei e não recomendo para ninguém, péssima experiência. Para plugar e tocar em casa, brincar.. até não digo nada, mas para usar com banda é de chorar.. e nesse caso, de tristeza. É isso, abraços!

      Excluir
  3. Voce chegou a utilizar ele direto em linha? Ou ainda ligar ele pela saida Line out direto na mesa? Cara, melhora MUITO a simulação... Ja tive o pedal, só usava assim, mas realmente, o tal do chiado é foda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, testei direto em linha e realmente existe uma melhora parcial, mas a dificuldade de timbrar o pedal para que fique com aquele som redondo é bem difícil, acho que é mais um pedal que a Boss fez para o usuário brincar em casa, não dá para usar com banda e nem para simular no estúdio, fica sempre aquele som artificial e metalizado... abraços

      Excluir