Nome: Golden
Modelo: Stratocaster
Série: Special Guitar & Basses
Madeira do corpo: ?
Madeira do braço: Maple oriental
Escala: Rosewood
Corpo - Shape: Stratocaster
Número de casas: 21
Headstock: Small Headstock
Neck Plate: Standard 4 furos
Configuração dos captadores: S/S/S
Captadores: Alnico
Chave seletora: 5 posições
Controle: 1 Volume - 2 Tone
Cores: Azul metálico
Ponte: Vintage Style - 6 parafusos
Tarrachas: Originais
Escudo e Knobs: Escudo amarelado com Knobs aged white
Fabricação: Made in ?
Ano: 199?
Fabricante: Golden
Período de Fabricação: 1990 / 1999
Avaliação do Blog:
Braço: B+
Corpo: B+
Headstock: A-
Tocabilidade: B+
Hardware: D-
Captadores: B-
Construção: A+
Timbre:
Acabamento: A-
Madeiras:
Histórico: A+
Avaliação de Mercado:
Geralmente anunciado: R$ 400,00
Valor justo: R$ 300,00.
Barbada: R$ 200,00
Na foto é possível ver o formato do headstock que segue os padrões utilizados nas Fender Stratocaster pré CBS, no estilo "Small headstock", possui bom recorte (a Golden tinha um ótimo gabarito e era possível fazer uma réplica perfeita, motivo pelo qual a Fender veio a processar a empresa) e ótimo acabamento final em verniz PU, recebendo o conceito final de A- (Ótimo).
As madeiras utilizadas no corpo desse instrumento são uma incógnita para mim, nunca encontrei outra guitarra igual a essa a venda e também não existem referências na internet sobre essa Golden (se alguém souber de alguma informação, por favor me avise). Eu achava que era um bom e velho instrumento brasileiro produzido nos anos 90, e muito provável que ela fosse feita em Cedro ou Marupá, consideradas como referências no Brasil devido ao baixo valo e por ser encontrada em abundância no território nacional, mas como o braço é de Maple oriental, não pode ser brasileira. O corpo é uma junção de três peças, sem necessidade de receber aquela lâmina para disfarçar imperfeições ou os indesejáveis vários blocos colados de madeira. O braço em Maple oriental (madeira lindíssima e cuidadosamente selecionada) recebe o complemento da escala em Rosewood, assim como da espécie Jacarandá, recebe com destaque os graves. Conceito final das madeiras B+ (Muito Bom)
O shape do corpo mantém as características tradicionais de uma Stratocaster mantendo um bom padrão em relação ao design e aparência. Aparentemente, é possível identificar três peças (blocos) coladas. Conceito final do corpo: B+ (Muito bom)
O braço é confortável e bem construído, deixando a guitarra com ótima pegada e desempenho satisfatório. A escala em Rosewood/Jacarandá reforça os graves, deixando o timbre mais encorpado e gordo facilitando o sustain. Conceito final do braço: B+ (Muito bom). Uma guitarra com boas referências e características positivas, só deixa mais prazeroso o manejo e a execução dela, sendo ressaltada a boa tocabilidade. Conceito final de tocabilidade: B+ (Muito bom).
Os captadores em alnico proporcionam melhor definição e equilíbrio na estrutura harmônica e timbrística do instrumento, ainda que necessitam reforço ou booster para ressaltar o ganho, se usado com drive. Apresenta melhor definição quando usado no clean (amp, chorus ou drive com pouco gain) com destaque nos graves quando acionado o captador do braço. Conceito final dos captadores: B- (Muito bom)
Em relação ao acabamento final, o instrumento tem excelente pintura, particularmente nunca fui fã da cor azul em meus instrumentos, mas gostaria de destacar esse azul metálico (não ficou bom nas fotos porque não mostra a real beleza da tonalidade azul cerúleo) a guitarra é muito bonita, o verniz em PU deixa com ótimo visual e aparência satisfatória, nada que se possa reclamar. O headstock também recebe atenção especial e é pintado na mesma cor, contracenando com o logotipo dourado com o escrito "Guitars and Basses'. Conceito final do acabamento: A- (Ótimo).
Se os captadores parecem priorizar qualidade e satisfação timbrística, o mesmo não se pode afirmar do restante do hardware. As tarraxas são muito simples, mantendo aquele padrão básico das guitarras brasileiras de baixa custos, infelizmente não mantém a afinação durante execução de um solo ou até mesmo durante uma música com simples acordes. Usar a alavanca está fora de cogitação, além de desafinar totalmente a guitarra, a ponte parece frágil e não volta corretamente ao seu ponto se origem (o chamado ponto zero de referência da estabilidade), a ponte definitivamente não apesenta estabilidade. Conceito do hardware: D- (Regular).
Sobre a construção desse instrumento, não há o que se possa reclamar, contrariando a lógica dos instrumentos brasileiros dos anos 90' (existem péssimos instrumentos feitos pela Golden no Brasil, que certamente não é o caso desse exemplar, onde preciso de mais informações para identificar o local e o país correto de fabricação) as partes tem bom encaixe no tróculo tornando simples a montagem. Conceito da construção: A+ (Excelente).
Conforme já escrito anteriormente, o headstock recebeu atenção especial sendo pintado na mesma cor do corpo do instrumento (Azul cerúleo metálico), contracenando com o logotipo dourado com o escrito "Guitars and Basses'. Conceito final do headstock: A- (Ótimo).
Outra imagem (sem flash) com menos brilho para tenta obter melhor definição de imagem.
Sobre o histórico passado da guitarra, infelizmente não tenho nenhuma referência dessa série produzida pela Golden nos anos 90', conforme disse antes, nunca tinha visto a venda e jamais encontrei outra parecida pela internet, mas a busca continua. Muitas pessoas costumam associar as Golden como instrumentos ruins, mal acabados e mal construídos, não se enganem amigos, ela é boa e tem construção acima da média da maioria dos padrões (ou falta de padrões) das guitarras produzidas no Brasil, especialmente pela Golden. A guitarra tem ótimo custo X benefício, infelizmente, mais um exemplo de instrumento subvalorizado em nosso país, embora eu tenha a certeza de que poucas pessoas tiveram a oportunidade de tocar ou testar uma igual. Pela raridade do exemplar adquirido recentemente, ganha conceito final do histórico um majestoso A- (Ótimo).
William de Oliveira
Cara, que guitarra linda. Adquiri uma recentemente exatamente nestes mesmos padrões, headstock e corpo, porém o corpo é na cor vermelho e o headstock preto. Achei a construção dela muito bem feita e o braço com um pedada muito boa. Contudo também não encontrei muitas informações sobre as madeiras utilizada na sua construção. Parabéns pelo Blog, muito bom!! Abraço!
ResponderExcluirA madeira utilizada pela Golden na década de 80 e 90 era o Alder, a mesma madeira que a fender usava, e uma madeira cor de caramelo com uns veios, guitarra muito top, feita a mão custon shopp, excelente qualidade, se compara com as squier afinit, a Golden fez umas porcaria também em madeira compensada, que são aquelas lâminas sobrepostas, mas as que são em madeira maciça com o redstoquer costado padrão fender e o tensor que regula pelo lado de baixo foram produzidas na Indonésia por uma fábrica que fazia para a fender, veio em forma de contrabando para o Brasil, só foram montadas aqui, guitarra muito top eu tenho uma
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