segunda-feira, 11 de abril de 2016

Um brasileiro na fábrica da Fender - Corona USA


Olá amigos, vagando pela internet encontrei a possibilidade de publicar o post mais legal do ano até o momento ao meu ver, e não é a toa toda essa minha empolgação! Hoje trago um post mais do que especial: um brasileiro em Fender Corona! Isso mesmo amigos, aquele que é o sonho de todo amigo strateiro, poder conhecer a Stratoland de todos os tempos e conhecer um pouco mais do processo de criação, montagem e construção das nossas Stratocasters! É com grande prazer que compartilho com vocês todas essas fotos e a experiência de um cara que ajudou o blog a poder tornar possível esse post: enviamos nosso emissário para a fábrica da Fender em Corona, Califórnia/USA, e essa lenda da música é nada mais nada menos que o nosso gentil e admirado Duca Belintani! Duca tem contribuído com seu belíssimo trabalho de divulgação da Fender no Brasil e em vários lugares do mundo, além de poder levar sua música ao extremo junto com essa belíssima parceria com a Fender. Não preciso nem dizer que essa é uma contribuição a peso de ouro para o nosso blog e sem dúvidas essa contribuição enriquece cada vez mais esse espaço, cujo o único propósito é poder compartilhar conhecimento sem fins lucrativos. Desde já, queria agradecer à Duca Belintani, um cara que antes de tudo me recebeu super bem, educado e que desde o início aceitou ser colaborador com o nosso blog, diferente de alguns estrelões por aí que muitas vezes a gente entra em contato para alguma publicação ou divulgação e as pessoas nem se interessam em responder ou saber do que se trata. Bom, achega de papo e vamos a bela narrativa dessa aventura e poder conferir as informações e imagens que o Duca conseguiu para a gente nessa matéria! 


Neste inicio de ano tive novamente o prazer de visitar a fábrica da Fender em Corona nos Estados Unidos mais conhecido como "Visitor Center".

Como muitos já sabem, sou Fender Artist aqui no Brasil representando nosso país mundialmente frente às guitarras mais charmosas do mundo.

Um dos meus trabalhos é estar por dentro de tudo que acontece em termos de ações e lançamentos e por isso faço essas visitas periódicas à “Fábrica dos sonhos”.

A fábrica ainda é como nos moldes antigos onde cada parte da guitarra é manuseada por uma pessoa, isso em todas as etapas de sua produção. Pouquíssimas coisas vêm prontas, ou seja, cada guitarra que sai de lá foi cuidadosamente produzida e montada por uma série de pessoas que cortam, fazem o polimento e pintam manualmente. As ferragens, escudos, captadores, trastes e tudo mais, têm um pouco do suor daquelas pessoas todas que estão por lá.

É difícil explicar com palavras o que vejo por lá todas às vezes. Pedaços de madeira, plástico e metais empilhados, todas as máquinas ligadas ao mesmo tempo e que tudo aquilo vai virar um instrumento musical lindo e pronto para chegar às nossas mãos para fazermos nosso som.

O que vocês vão ver a seguir são fotos da parte interna da Fábrica em algumas etapas da produção para terem uma ideia de como as coisas acontecem por lá e assim ter um pouco do prazer que sinto a cada visita.

O complexo em Corona conta também com um showroom/loja com algumas peças prontas, uma sala de testes e uma variedade enorme de acessórios e produtos de merchan que nos deixa enlouquecidos e definitivamente nos deixa mais próximos dos nossos ídolos.

Costumo dizer que quando vou para lá estou indo para “minha” Disney.

Grade abraço

Duca Belintani

  



 Duca Belintani na entrada para o hall de acesso à Visitor Center da Fender em Corona California. 




A primeira parte da visita é na loja onde se pode comprar tudo com o nome Fender/Squier, além de ter a oportunidade de gastar seu dinheiro sem precisar necessariamente comprar uma guitarra!




Você compra o ticket para participar da "Factory Tour", tour que custa valor bem acessível (o próprio Duca me confirmou que o valor do ticket, ou "passaporte da alegria" melhor dizendo, ainda custa a mixaria de $10 Dólares... mesmo preço de alguns anos atrás) com número limitado a no máximo 25 pessoas, feitas pela parte da manhã (10:00hs e 11:30hs) programado para ter duração de uma hora, adrenalina e expectativa à 100%. 



Um verdadeiro show de apresentação da marca aos turistas, onde em sua grande maioria são estrangeiros!



Duca Belintani na entrada para o hall de acesso à loja da Fender em Corona/California USA.



Mural de imagens e exposição daquele que é considerado o melhor de todos os tempos: mestre Hendrix! O bacana é que lá você pode conferir fotografias e grande parte do trabalho dos principais astros do mundo do Rock, isto é, daqueles que construíram suas carreiras utilizando uma guitarra Fender! A popularização dessas guitarras e em especial da Stratocaster, deve-se ao fato de que as grandes estrelas do Rock mundial usaram de uma Fender em algum momento ou em grande parte de suas carreiras durante seus shows, gravações de EPs e devidamente por isso a notória contribuição da Fender no cenário musical mundial! Sim amigos, a grande maioria das músicas que você gosta ou já ouviu foi desenvolvida e produzida apenas porque algo foi inventado aqui, nessa fábrica!



Além disso, você pode comprar os instrumentos durante a visita guiada por um manager da empresa, com direito a testar cada um dos instrumentos disponibilizados para consulta nesses belíssimos amplificadores Fender, ou se preferir economizar seu dinheiro, pode se deliciar testando as guitarras dessa fábrica de timbres e curtir à sua maneira!



Dentro da fábrica você pode comprar um instrumento pronto ou escolher entre braços avulsos e corpos avulsos para montagem de seu próprio instrumento. Na imagem, os gabaritos (neck profiles) que são utilizados pelos funcionários na produção dos braços para cada uma das séries: Signature, Artist, Deluxe, Reissue, Modern, Standard, Special, etc.



Como vocês podem constatar, a visita é feita com os funcionários trabalhando a todo o vapor! A Fender não tem nada a esconder de ninguém, pelo contrário, deseja que seus clientes aprovem seus instrumentos e para isso mostra o que tem de melhor: o processo de construção e a dedicação de cada um de seus funcionários na linha de montagem. Na foto acima, o processo de acabamento final dos escudos das Stratocasters.



Na imagem acima, os braços de maple ainda em processo de construção.



Peças e mais peças!


Braços de Stratocaster em one piece, feitas em Maple. Na imagem acima, o processo de colocação e regulagem de trastes, ainda sem o logo da Fender no Headstock.



O quanto é interessante destacar a organização da empresa na fabricação de cada um desses instrumentos, onde nada é feito por acaso, cada passo é cuidadosamente pensado e durante o passeio fica muito claro o conceito de planejamento, que infelizmente, nossas empresas brasileiras nunca se fizeram interessadas em aprender o processo ao longo das últimas décadas.



Depois do processo de pintura, centenas de corpos ficam pendurados na parte de cima para o processo de secagem, imagino a sensação que deve dar olhar para cima e enxergar todas elas lá, aquele arco íris de cores infinitas e a vontade de poder escolher algumas dessas unidades e levar para casa! Sempre fui apaixonado pelas CAR (Candy Aple Red) embora esteja atualmente mais voltado para as Sonic Blue, Vintage White, Fiesta Red e Sunburst!



Organização e armazenamento das peças.



Durante a visita guiada pelo manager, você tem direito a fazer todas as perguntas que deseja e tirar todas as dúvidas, além de ouvir as perguntas das outras pessoas que estarão juntas durante a tour pela fábrica. A aprendizagem é maior a cada parte que o grupo vai avançando dentro da fábrica, onde o visitante é bombardeado literalmente com uma uma vasta carga de informações, fazendo com que o mesmo não consiga absorver tudo de uma vez só, são muitas coisas para olhar, ouvir explicações, tirar foto, filmar e registrar tudo o que seus olhos estão vendo naquele momento, ou seja, o passeio de uma hora acaba ficando pequeno para tantas novidades e atrações da fábrica!



Sem dúvidas o controle de qualidade é o ponto forte da fábrica, onde cada unidade recebe devida atenção e tratamento especial. Na imagem acima, os braços de Maple com escala em Rosewood.



O processo de escolha das madeiras é bastante criteriosa para evitar frustrações futuras por parte dos clientes. São evitadas as peças que fogem aos critérios de seleção, o peso dessas unidades também é bem levado em conta, a Fender hoje se orgulha de não fazer o que chamamos de "alivio de peso", prática já utilizada pela empresa que atualmente descarta essa técnica em seus instrumentos, tão utilizadas indevidamente pelos seus concorrentes, ponto positivo para a Fender!



Montagem da parte elétrica onde tudo é feito caprichosamente à mão. As mulheres sempre foram muito mais detalhistas que nós homens, não é à toa que a Fender têm muitas delas em seu time.



A fábrica tem em seu elenco de estrelas inúmeros funcionários estrangeiros. Quer trabalhar para a Fender? Quem sabe algum dia seu sonho se torne realidade! Nessa imagem acima, parte do processo de acabamento do shape das Stratocasters! Vejam que ainda se preserva o processo manual, apesar da necessidade do uso de maquinário na fábrica para construção de um lote maior de unidades. 



Interessante destacar também a limpeza e a higiene dentro da fábrica onde absolutamente não se percebe pó ou sujeira. Quem trabalha com madeira sabe o quanto isso é difícil e nitidamente a empresa presa pela saúde de seus funcionários.



Cada unidade passa por um processo de verificação e checagem da escala, tensor, afinação, altura de trastes, verificação de todos os circuitos elétricos e testagem dos captadores. Todas as guitarras são devidamente testadas antes de serem embaladas e colocadas à venda. 



No final todas elas irão para esse hall onde podem ser cuidadosamente escolhidas pelos clientes, um show de cores e opções que deixariam qualquer um louco, acho que eu ficaria tonto e perdido olhando essas guitarras com tantas opções.



Vai uma Fender aí? Eu quero!!!



 Então é isso, galera, espero que essas imagens tenham causado boas reações a todos Fendermaniacs e que as informações possam chegar a todos os adoradores das Stratocasters. Assim, fica a dica para quem for viajar para a Califórnia e quem tiver de passar pela região de Los Angeles, se você estiver de carro (e provavelmente estará) é bem acessível e fácil de chegar lá, não perca essa oportunidade (eu jamais perderia) leva apenas entre 40 ou 50 minutos de carro e você estará em Corona, a Disney das Stratos/Teles para alguns... e fábrica de timbres e sonhos para outros...

 Observações:

O texto de introdução da matéria, bem como todas as fotos e imagens deste post me foram enviadas pelo próprio Duca Belintani, os comentários das fotos por William de Oliveira.


Para saber mais sobre Duca Belintani:











4 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não conhecia o blog. Mas gostei muito do conteúdo! Muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar nosso Blog Cristiano, estarei postando novidades todas as semanas! Abraços

      Excluir
  2. Oi vcs aí tem captador da fender queria importar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no Mercado Livre amigo, irá encontrar praticamente todos os modelos; Abraços!

      Excluir