terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Escolha sua arma: por quê a Stratocaster Sobrevive?


Em seis décadas, a combinação de design inovador e músicos talentosos ajudou a Stratocaster não só a perseverar, mas a ser regra entre os guitarristas. John Mayer projetou esse modelo em 2009 com a Fender Custom Shop.

Pense rápido: Nomeie um produto americano que teve grande impacto em todo o mundo, mais popular do que nunca, mas ainda parece o mesmo que fizeram quando foi apresentado há mais de meio século atrás? Aqui vai uma dica: pode ser o único instrumento musical cuja fama rivaliza com a das pessoas que tocaram.

A Fender Stratocaster completou 60 anos no ano passado. Quando saiu da fábrica em 1954, não soou - ou pareceu - como qualquer outra guitarra. A pequena empresa de Leo Fender estava procurando melhorar a Telecaster, seu inovador instrumento elétrico de corpo sólido, apresentado pela primeira vez três anos antes. Mas muito mais do que um ajuste aqui ou ali, a Fender criou um instrumento totalmente novo que se tornou quase sinônimo com a frase "guitarra elétrica.

"Se você estivesse desenhando uma guitarra elétrica com sua mente, a maioria das pessoas gostaria de usar a Stratocaster como shape", diz Justin Norvell, vice-presidente de Marketing da Fender. "Mas a coisa que conecta as pessoas com aquela guitarra e esse shape é a música que ela desenvolveu."

Um diagrama de in-house de 1980 mostra como a Stratocaster é ligado a alternar entre suas três pickups.
Cortesia da Fender Musical Instruments

A Stratocaster tinha uma voz inconfundível, graças em parte aos seus três captadores, os ímãs enrolados por fios que transmitem vibrações das cordas para o amplificador. A maioria das guitarras elétricas na época tinha um ou dois. A Fender também projetou um novo vibrato - a peça de metal no final das cordas que permite ao usuário variar sua altura.

Com essas características e com o shape do corpo supersônico, sólido, você pensaria que a guitarra teria caído fora das lojas de música. Mas Richard Smith, um autor e curador da Coleção Fender no Museu Centro de Fullerton, na Califórnia, diz que não foi uma venda fácil.

"Foi tão radicalmente diferente de muitas outras maneiras", diz Smith. "É importante notar que não era realmente tão popular inicialmente."

A Stratocaster chegou às lojas na Primavera de 1954, mas o primeiro lote não vendeu até que o verão. O próprio Leo Fender tinha dado os primeiros exemplares para guitarristas de países ocidentais para a sua entrada. Mas algo novo estava surgindo em todo o país quando a Stratocaster foi introduzido.

"Quando rock 'n' roll chegou, as ferramentas para fazê-lo já existiam", diz Smith. "Você não tem que inventar uma guitarra para tocar rock 'n' roll, porque ela já estava lá."

A Strato não era apenas para os adeptos de rock, ou músicos do país, no entanto. "Não podemos subestimar, eu não acho que, a versatilidade de um instrumento que foi adotado pelos guitarristas tanto do Lawrence Welk e Pink Floyd", diz o escritor Tom Wheeler.

Wheeler é o autor de "Os Arquivos Fender" e vários outros livros sobre a empresa e seus produtos, e diz que a guitarra pegou todo o mapa musical. Uma das chaves para o sucesso da Stratocaster foi a maneira que a Fender anunciava.

"Nos catálogos de outras empresas você veria músicos profissionais, vestindo um terno e sapatos "nas pontas das asas" ou o que quer, sentado em um banquinho em um estúdio, tocando uma guitarra cara", diz Wheeler. Abra um catálogo Fender dos anos 60, embora, e você veria "meninas em biquínis e homens em calções, com pranchas de surf no fundo, sentados ao redor de uma fogueira."

A Fender realmente não sabe quantas Stratos foram produzidas desde que o primeiro exemplar foi vendido no verão de 1954, mas a empresa diz que a Stratocaster é a base de seu negócio. Através de seis décadas de mudança musical, tecnológica e cultural, um design inovador nas mãos de usuários talentosos ajudou a Strato não só a perseverar, mas governar. Pense nos nomes: Eric Clapton, Jeff Beck, Stevie Ray Vaughan, e, é claro, Jimi Hendrix.


"Isso é apenas, provavelmente, os melhores 22 minutos, ou seja lá o que for, de Strato na história", diz Nils Lofgren, falando do side 4 do álbum "Elétrica Ladyland, Hendrix". Se Lofgren mudou para uma Strato no início de sua carreira, hoje, ele é guitarrista de longa data de Bruce Springsteen e membro do Hall da Fama do Rock and Roll.

"Você sabe, há tantas grandes guitarras", diz Lofgren. "Mas para mim, iconicamente e apenas praticamente, se alguém me desse apenas uma escolha eu ia pegar a Strato para sair na frente de qualquer audiência."

Agora isso é um elogio, qualquer aniversariante de 60 anos de idade gostaria de receber.


Adaptado de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário