sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Um pouco de história: Guitarras Maya e El Maya (Parte II)


Dando continuidade nessa sequência animadora e intrigante da história das guitarras japonesas, o mês de Janeiro foi escolhido para abordar o tema das guitarras "Maya" e "El Maya" na coluna "Raridades", sendo que continuei em minha busca para descobrir mais sobre esses instrumentos, e algumas coisas tinham ficado pendentes na primeira parte da postagem. Quem deveria de fato receber os créditos para o emblema da guitarra Maya? Qual a diferença entre os emblemas da guitarra "Maya" e da "El Maya"? Será que foram produzidas pelas fabricantes ou cada uma se responsabilizou por uma delas? 

Sabemos que a Rokkomman era a distribuidora desses instrumentos para o ocidente, a princípio não era produtora. Coube a três empresas, segundo citação encontrada na internet de construir essas guitarras: Tahara, Chushin Gakky e Maya Guitar Company. Acabei garimpando a informação em um site gringo onde afirma que a empresa Maya Guitar Company foi totalmente destruída em um terremoto em meados dos anos 90, mais especificadamente em 1995: "The Plant was destroyed during the 1995 Kobe Earthquake".



Outra descoberta importante diz respeito ao nome "Maya", sendo esse derivado de "Mount Maya" uma montanha bem conhecida e admirada pelos japoneses perto de Kobe, no Japão. A usina da empresa que foi utilizada para fazer as guitarras Maya estava situada em Kobe, no Japão. Eles fizeram cópias de guitarras Gibson e Fender durante meados dos anos 70 e 80. A usina foi então totalmente destruída durante o terremoto de Kobe, no ano de 1995. Também encontrei a informação de que as MIJ (Made in Japan) guitarras Maya não estão mais em produção e apenas algumas guitarras Mayas escaparam ou sobreviveram do histórico e trágico terremoto.  ("MIJ Maya Guitars is no longer in production and only a few Maya Guitars escaped the historic, devastating earthquake"). 

Rokkomann, como dito anteriormente, era um distribuidor, mas há um exemplo de uma guitarra feita no período da década de 1970 com o nome de "Rokkomann" nela. Isso faz pensar que poderiam fazer para si mesmos como uma "marca" ou então eles mergulharam em produção real durante a "mania" de produzir guitarra elétrica em 1970. A Rokkomann comprou claramente a marca Maya, em janeiro de 1976. Não se sabe se eles tinham o nome de marca registrada antes dessa data, pois as guitarras Maya eram claramente existentes antes de 1976.


A Tahara, de acordo com a Saga Instrumentos Musicais, empresa que comprou a Tahara, produziu bandolins e violões na década de 1970 com o emblema "Maya", ou seja, nenhuma guitarra "El Maya", de acordo com fontes da própria Saga, embora eles sejam muitas vezes creditados com produtores de ambos os emblemas. A fábrica da Tahara foi localizada em Matsumoto, Japão, mas Kobe não, o que é interessante, e Saga não comprou eles até meados da década de 1970.



Sobre a Maya instrumentos musicais, não se encontra nenhuma evidência para a fundação desta empresa, embora seja universalmente afirmado que a empresa foi localizada em Kobe (como foi Rokkomann) e foi destruída por um terremoto em 1995/96. Sugere-se que a empresa retirou o seu nome do Monte Maya que fica perto da cidade de Kobe, no Japão. Sabemos que a empresa existia porque temos tais inscrições nos rótulos das guitarras "Maya" e "El Maya" com seu nome.


Sobre a fábrica de Chushin Gakky, se sabe que Chushin foi responsável por algumas guitarras de logo "El Maya" feitas na década de 1970, por causa da alta qualidade que elas apresentam. As guitarras El Maya também foram feitas bem depois de 1980 e ainda são apreciadas pelos colecionadores, embora não fossem vendidas em larga escala ou com grandes procuras quando elas estavam disponíveis para vendas. A fábrica de Chushin foi muitas vezes utilizada por marcas de grande renome, como Charvel e Jackson, por isso é razoável supor que Rokkomann iria selecioná-los para produzir esses dois emblemas para o mercado mundial. A Chushin ainda existe para que possamos ser capazes de obter uma resposta de alguém a respeito de quando eles fizeram esses emblemas em sua fábrica. Há evidências que Chushin pode ter sido um membro da "Associação Matsumoto Instrumentos Musicais", que foi onde Tahara foi localizado, por isso, talvez Maya e El Maya fossem produtos dessa associação, mas isso é apenas uma hipótese até agora.



Continuando as informações sobre as "El Maya", foram construídas no final dos anos 70 e início dos anos 80. A guitarra El Maya, assim como sua irmã Maya, foi distribuída pela Rokkoman. Eles usavam a marca El Maya para o mercado interno japonês doméstico em sua maioria, mas também foi possível encontrar vendas do modelo para o mercado externo. Sabe-se que o modelo "Maya" era exportada para o mercado externo (ocidente).  






A guitarra "El Maya" teve pelo menos três classificações para a réplica das Stratocaster: Junior, Artist, e Antique. Eu ainda não descobri ainda o motivo dessas três séries existirem, mas obviamente é porque apresentam características diferentes, caso contrário, não necessitariam de três classificações diferentes.




No entanto, tenho observado os três tipos da série em questão. Provavelmente, a série Junior é representada pelo modelo de custo baixo, uma série econômica. A série Artista deve estar na faixa intermediária, enquanto se supõem que a série Antique é o modelo top de linha da "El Maya". Acho que essas especificações diferem a partir do material do corpo, hardware e todas as peças que fazem parte da guitarra. Tendo como informação que as EL Maya guitarras elétricas foram feitas pela Chushin Gakki, é possível afirmar que essas guitarras são irmãs das Mayas, Argus, Grover Jackson e etc ...

Adaptado de:


http://talk.philmusic.com/index.php?topic=227470.0


http://torchsvintageguitarresearchblog.blogspot.com.br/2011/09/mayael-maya-guitar-originsrokkomann.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário