terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Um pouco de história: Guitarras Greco


O que nos referimos como a guitarra clássica japonesa Greco foi produzido entre os anos 1971 e 1982. É claro que muitos fabricantes de guitarras japonesas estavam produzindo guitarras de seu próprio projeto antes deste período. Muitos foram influenciados pelos projetos da Gibson, Fender, Mosrite, Burns, Vox etc., mas estes não eram verdadeiras réplicas. As primeiras verdadeiras réplicas foram feitas pela GRECO produzido por Kanda Shokai Corporation. Kanda Shokai foi estabelecida como uma empresa distribuidora do comércio de instrumentos musicais em 1948. A marca GRECO foi introduzido pela primeira vez por Kanda Shokai em 1960. No início, GRECO fabricava guitarras de seu próprio projeto. O projeto tinha muitas semelhanças com guitarras americanas, mas eles foram em grande parte inovações.

Em 1966, a turnê dos Beatles no Japão teria influenciado diretamente o projeito GRECO. GRECO introduziu um novo corpo sólido influenciado pelo shape da Fender Telecaster e um tipo de guitarra base de violino da Hofner. Em 1969, a banda de rock britânica Led Zeppelin lançou dois álbuns memoráveis (Led Zeppelin I e II). Seu guitarrista Jimmy Page, que ficou famoso com uma guitarra Gibson Les Paul Standard, com um acabamento sunburst. De repente, a geração mais jovem japonesa estava clamando por guitarras Gibson Les Paul Customs, SG, Fender Stratocasters, Telecasters e outros.

Em 1970, o salário inicial médio mensal de um graduado da faculdade era de 43.000 ienes (JYE). Com a taxa de câmbio sendo cerca de 360 yens japonês para 1 dólar na época; este salário inicial era de cerca de 120,00 dólares americanos. O preço de uma nova Stratocaster foi para 239.000 JYE; mais de US $ 660,00 dólares. Era uma geração determinada que economizou mais de cinco meses de salário para comprar sua guitarra ideal.


Em 1971, Led Zeppelin, Pink Floyd, Grand Funk Railroad e outras bandas famosas fizeram turnê no Japão. Isso alimentou ainda mais a geração mais jovem para comprar sua guitarra e tocar rock'n roll como seu herói fez e isso não escapou a atenção da GRECO.

Devido ao alto preço das guitarras Gibson no Japão, apenas alguns músicos de jazz tiveram esses instrumentos e a GRECO não tinha um na mão. A GRECO queria introduzir uma réplica Les Paul Standard (sua série EG) e produziram desenhos em escala a partir de fotos do catálogo da Gibson e de outros músicos. A série original EG-360 foi bem diferente da Les Paul, devido a particularidades como a escala do braço sendo calculadas a partir do catálogo da Gibson e completamente diferentes da construção do corpo, mas ainda estava perto o suficiente para ser o primeiro capítulo da história "guitarra de ação judicial".

Como mencionado, Kanda Shokai estava envolvido principalmente na comercialização e distribuição e foram utilizados dois sub-empreiteiros principais para a produção real. Estes foram Matsumoku Gakki nos primeiros anos e Fujigen Gakki 1974-75 até o presente. É por isso que GRECO e IBANEZ são consideradas guitarras irmãs no Japão.

Durante o início dos anos 70, a GRECO ofereceu ao Mr. Hidesato Shiino (formalmente trabalhou para Yamaha) a função de desenvolver a produção da guitarra e o marketing como um consultor. Nos primeiros dias, o Sr. Shiino estava no comando da maioria dos fabricantes de guitarras, não apenas da Greco. Ele consultou ELK, Guyatone, Fernandes, Kasuga e outros, entrou em contato com seu velho amigo Sr. Shigeru Narumo (1947-2007 Mr. Narumo é neto do fundador da Bridgestone Tire) um guitarrista japonês muito popular. Mr. Narumo começou a supervisionar o desenvolvimento da guitarra GRECO com Mr. Shiino. Eles aconselharam a GRECO a desenvolver uma guitarra melhor do que a Les Paul, a um preço mais acessível. Mr. Shiino conduziu a fábrica e fez uma guitarra protótipo para o Sr. Narumo com as suas especificações exigidas em apenas alguns dias e ele ficou muito surpreso com a novo  EG. Ele tinha propôs a membros de sua banda que tocassem em uma Gibson, uma Fender e esta nova EG com os olhos vendados e todos eles concordaram que a EG foi a melhor dos três.
Narumo tocou este novo instrumento EG-360 no palco alternando com uma Gibson. O público ficou surpreso ao ver e ouvir um instrumento japonês que era tão bom (se não melhor) do que o original.

A única queixa de Narumo foi com a cor de acabamento que a GRECO tinha copiado de uma foto de Paul Kossoff (da banda de rock Free) fornecido pela Narumo. Kossoff estava tocando um No. 2, que foi concluída com sunburst marrom mas a GRECO não poderia determinar a cor da parte de trás de modo que apenas forneceu o sunburst nas costas e no braço.

O envolvimento e performances de Narumo fornecia a GRECO um aumento enorme de vendas. Tanto é, assim que a GRECO convidou ao Narumo para endossar a GRECO exclusivamente, embora relutante, Narumo viu possibilidades na obtenção de suas guitarras e um sonho realizado. Em uma visita à fábrica da Fujigen, Narumo sugeriu abrir o captador humbucking traseiro e para contornar a parte traseira muito parecida com a Stratocaster. A guitarra resultante foi o EG-420 e foi muito superior ao EG-360. 

GRECO e Narumo colaboraram em muitos modelos seguintes ao EG-420 e este fase tornou-se a idade de ouro da GRECO de réplicas e clones de guitarras. Isso culminou com a EG-800, que foi em grande parte influenciada pela Narumo. Ele tinha os captadores abertos e com contornos do 420 com madeiras de qualidade superior. A EG-420 era um corpo semi-oca de 6p mogno sanduíche. A nova EG-800 tinha uma placa de ébano, um sólido 2p superior e um braço estreito. 

Oficialmente, Narumo disse que ele não sabia nada sobre a EG-800. Ele mencionou que estava no comando através do protótipo da EG-700 e só ouviu falar sobre as EG-800 vários anos depois. Apesar da postura de Narumo, a EG-800 é chamada de "Narumo Model" por colecionadores. Como uma nota lateral, a EG-650 também tem sido chamada de Modelo Narumo. Era uma construção semi-oca com características sugeridos por Narumo.

Assim, a Greco começou a fazer muitas réplicas de Gibson em meados da década de 70. A razão é muito simples. Kanda-Shokai era um importador de Gibson dos EUA naquela época. Kanda Shokai pediu a Fujigen para fazer muitas réplicas da Gibson. A Fujigen começou a exportar essas guitarras Ibanez como marca para os EUA Bem, essas guitarras tornaram-se as "guitarras de ação judicial".


Kanda começou as guitarras custom made em torno de 1972. O guitarrista, Mick Ralphs de Bad Company, visitou a sala de customização das guitarras de Kanda, então, orientou o mesmo sobre suas guitarras. Esta guitarra tornou-se "MR" séries. Kanda começou a "série projeto" depois da guitarra "MR". Ele ofereceu a réplica da guitarra de Brian May, modelo Rickenbacker Paul McCartney e etc ...

No final dos anos 70, muitos guitarristas estrangeiros usavam as guitarras Alembic. Teve a construção dos braços com longo sustais. A quipe de marketing da Greco desenvolveu a "GO guitar séries" que tinha complicadas chaves de controle, em 1978. O mercado aceita estas novas guitarras da série. Kanda começou a produzir os filmes comerciais de TV, também obteve muitos contrato de patrocínio com músicos japoneses. Ele fez boas vendas de série GO. Kanda acrescentou a "GO-II", "GO-III" e a série "Mirage" em boa situação de vendas.

Kanda teria oferecido a série "Super Real" quase ao mesmo tempo. A Les Paul Replica EGF-1000 foi avaliada como melhor do que a original por muitos músicos que a experimentaram. Eles investiram muito pesado para a série "Super Real". Os materiais usados e a madeira são melhores do que os encontrados no original. As partes eletrônicas foram re-projetadas, perto do original Les Paul. Eles desenvolveram o captador humbucker que foram chamados de "secos". A Greco usou este captador para os EGF-1200 e EGF1800 (EGF-850 tinha "PU-2", EGF-1000 tinha "Dimarzio PAF").


Em 1981, Kanda começou a conversar com a Fender (EUA) e Yamano para estabelecer a Fender no Japão. Naturalmente, a GRECO SE-1200 Stratocaster considerada como"Super réplica real" tornou-se a última Greco Stratocaster a ser produzida. A Greco começou a produzir as réplicas de stratocasters em 1973, terminando em nove anos de produção das stratos.

Na década de 80, a Greco teve um tempo difícil. Eles têm como alvo o modelo original. É claro que eles não poderiam mais fazer réplicas de stratos. A Gibson tinha começado a "Orville Gibson". Não mais a Gibson réplica das guitarras Greco.

Agora, a marca Greco ainda existe. Mas, tornou-se na maior parte as guitarras GRECO-Zemaitis (Eles distribuíram guitarras Ornetts antes das réplicas Zemaitis). Kanda tomou a licença de fabricação da marca Zemaitis. Eles estão produzindo Zemaitis pelas guitarras High-End e Greco-Zemaitis pela Tokai.

Em 2012, Kanda Shokai começou a construir as novas guitarras da marca Greco. Estes não são mais como a Gibson, Fender ou outras guitarras consideradas como réplicas. Os projetos ainda são semelhantes com aqueles das grandes marcas. No entanto, eles acrescentaram os novos desenhos e conceitos sobre os novos instrumentos. 

Adaptado de:



Nenhum comentário:

Postar um comentário