sexta-feira, 15 de maio de 2015

Um pouco de história: Resumo das guitarras Fender Stratocaster


Aos strateiros de plantão, o mês de Maio foi escolhido para abordar o tema da grande origem das guitarras Stratocaster, ou seja, desde sua criação no início dos anos 50 até as mais recentes stratocasters. Assim, estou me empenhando em descobrir mais sobre a gênese e a criação desse conceito denominado "Stratocaster", que se tornou amplamente comercializado ao longo das gerações em todo planeta, desde o primeiro projeto até o aperfeiçoamento da produção desses instrumentos. Existe muita informação na internet, mas muitos dados que não se encaixam e histórias do funcionamento da fábrica no período do Leo Fender. Todos nós somos admiradores e "stratoboys" e esta parece ser uma razão tão boa quanto qualquer outra para mergulhar na história do que é muitas vezes considerada a mais icônica e mais famosa guitarra de todos os tempos.

Neste post, vamos elaborar desde o início, quando Leo Fender lançou o modelo em 1954, bem como a transição "Smith era" do início dos anos 80. Há toneladas de outras mudanças que experimentaram ao longo desta "era Stratocaster", mas isso vai lhe dar uma boa visão geral com algumas imagens para ilustrar melhor cada um desses instrumentos.



1954 Stratocaster Sunburst

Uma série de protótipos da Stratocaster foram construídas em 1954 com características muito diferentes. A produção começou oficialmente em outubro, quando o projeto final (design) foi finalmente concretizado. Além de uma nova forma do corpo com novos contornos, a Fender lançou a Stratocaster com um sistema inovador de tremolo e acabamento sunburst "de dois tons". As primeiras Stratocasters utilizavam braço em forma de "D shaped" e um corpo mais pesado em Ash.



1958 Stratocaster Sunburst

A partir de 1954-1958 algumas mudanças fundamentais tinham ocorrido. Em meados de '56, o Alder foi a principal madeira utilizada no corpo, embora algumas Stratocasters mais raras na cor "blonde" ainda usavam o Ash. Os componentes como os rebaixadores de cordas, ponte/tremolo, e knobs continuaram a evoluir, enquanto o perfil do braço foi alterado para um V-shape.

Em 1958, o acabamento sunburst foi mudado de "dois-tons" para "e três tons" com impressionantes tons vermelhos adicionados junto com o já conhecido preto e amarelo. A outra grande mudança foi uma mudança a partir de um perfil de braço mais grosso em forma de V para um perfil mais fino em D que iria evoluir com o passar dos anos.



1959 Stratocaster Sunburst

Em meados de 1959, a Fender introduziu a escala de Rosewood (também conhecido no Brasil por Jacarandá) na maioria dos seus modelos (isto durou até 1962, quando um braço mais fino estilo "folheado" foi introduzido). O ano de 1959 também marcou a mudança de um escudo branco single-ply (uma única camada branca) para um três-ply (três camadas: branco-preto-branco) pickguard em nitrato de celuloide. Ao longo do tempo, a composição destes escudos daria uma tonalidade esverdeada/escurecida que varia em função da exposição à luz, entre outras condições climáticas.



1964 Stratocaster Fiesta Vermelho

A Fender foi comprada pela CBS no final de 1964, período que marca o fim do clássico ou "pré-CBS" período considerado de maior qualidade dos instrumentos produzidos pela Fender. Em alguns casos, a deriva "CBS era" é caracterizada por começarem a desenvolver mais técnicas de produção em massa, especialmente no final de 1964, incluindo um novo logotipo no headstock e marcação em dots perolados em inlay na escala.



Stratocaster 1965 Olympic Branco

Para os mais aficionados em Fender, os anos de 1964, 1965 e 1966 são considerados a "era de transição" e 1965 se destaca como o maior ponto de virada para a Fender e a produção da Stratocaster. Indicadores-chave para as Stratocasters deste período são um headstock maior em comparação com os anos anteriores, bem como um 'F' script no neckplate. Em 1965, a Fender também trouxe de volta a escala em Maple como uma opção.



1969 Stratocaster Lake Placid Azul

Ao longo dos anos 60, a qualidade da Fender sob controle da CBS continuou a diminuir. Já em 1968, a Fender começou a usar um acabamento mais espesso de poliuretano (PU) em vez do tradicional nitrocelulose (Nitro). Começando em 1969, a Fender ofereceu uma peça única peça em Maple com a original "listra skunk", em oposição à escala colada de Maple no braço da guitarra.



1974 Stratocaster Natural

A qualidade continuou a diminuir nos anos 70, e elementos característicos desta época incluem um neckplate de três parafusos e um sistema de ajuste no tensor "bullet" ou "bala" ambos lançados em 1971. Além disso, o contorno geral da forma do corpo (shape) recebe menos e menos atenção com o passar do tempo.

1976 Stratocaster Mocha

A Stratocaster ficou em grande parte a mesma no final dos anos 70, embora um escudo negro foi introduzido e eventualmente feitos dentro do padrão na maioria dos acabamentos. Em 1977, a Fender começou a incluir uma chave seletora de cinco opções que os guitarristas tinham vindo a implementar por conta própria há muitos anos, modificando o seletor de três vias de fábrica.



1983 Stratocaster Sunburst "Smith Strat"

Como na fase de transição da CBS em 1965, o início dos anos 80 trouxe uma mudança na gestão da Fender que impactou diretamente nas guitarras que são produzidas em linha. A Fender em uma ação de marketing direcionada por Dan Smith lança um esforço para trazer de volta para a Stratocaster os padrões históricos com um headstock menor e neckplate de quatro parafusos no estilo da uma era pré-CBS. Esta guitarra também incluiu um moderno X-1 captador na posição da ponte.



1983 Stratocaster Sunburst

No final do ressurgente "Dan Smith" era, a Fender Stratocaster introduziu um novo escudo, com apenas dois botões de controle e uma tomada de entrada montado na parte superior do corpo para os modelos produzidos entre 1983 e 1984. Este modelo considerado de corte de custos foi referido como a "Standard Stratocaster ".


Adaptado e traduzido de:





Nenhum comentário:

Postar um comentário