sábado, 30 de maio de 2015

Um pouco de história: Guitarras Aria





Olá amigos, venho publicar esse post dedicado à história das guitarras Aria, tão amplamente abordadas nesse mês de Maio aqui no blog, nas minhas duas colunas: galeria de arte stratocaster e no post referente a raridade do mês de Março. Para começar, vamos falar um pouco sobre o início da empresa que produziu esses instrumento. Matsumoku Industrial foi uma empresa de fabricação japonesa que existiu na cidade de Matsumoto, no Japão, entre os anos 1951 a 1987. 


Estabelecida em 1951 como um fabricante de tratamento de madeira de vários itens, se tornou mais conhecida como um fabricante de guitarras e baixos de alta qualidade incluindo instrumentos da marca Epiphone e Aria. A Gibson foi reestruturada depois de ter sido vendida por Norlin e a empresa começou a mover toda sua produção da Epiphone para outros fabricantes japoneses e para a Coréia. Em 1986, o mercado de máquina de costura doméstica estava em declínio e Singer estava quase falido. Matsumoku não podia se dar ao luxo de comprar-se para fora de Singer e em 1987 fechou.




 






Depois de Matsumoku cessar as suas operações, a Aria continuou a produção de guitarras e baixos Aria Pro II através de suas próprias fábricas e de outros fabricantes. Atualmente algumas linhas e edições especiais de guitarras top ainda são fabricadas no Japão, no entanto, a maioria das guitarras Aria agora são produzidas na Coréia e China.

Shiro Arai fundou a Arai and Company em 1953 como um importador de guitarras clássicas. Em 1960, Arai contratou Guyatone para fabricar guitarras. Na época, Guyatone foi um dos principais fabricantes de instrumentos musicais do Japão. No entanto, Guyatone não poderia satisfazer as necessidades de produção de Arai, e em 1964, Arai and Company contratou a empresa Matsumoku para a fabricação desses instrumentos musicais.

Guyatone produziu guitarras que exibiram problemas quando exportadas, principalmente causados pelos climas mais secos na América: os encaixes descolaram quebrando o braço, logo abaixo do headstock. Estas questões foram abordadas logo no início com Matsumoku. A solução foi usar madeira que tinha sido seca por pelo menos dois anos, também foram usadas colas mais fortes com tempos de aperto mais longos, e uma característica que se manteve durante toda a produção de Matsumoku: o braço de maple com três pedaços.

A relação entre as duas empresas foi tanto amigável e simbiótica. A Aria esteve focada em vendas nos mercados interno e de exportação e desenvolvimento do projeto. Matsumoku dedicou suas energias em engenharia e construção de guitarras e outros instrumentos de cordas. Ao longo de sua relação de negócios de 22 anos, a Aria continuou sendo a principal cliente da Matsumoku. Matsumoku muitas vezes preferiu usar a Aria como seu agente de negócios, e muitos dos contratos de Matsumoku foram escritos por Aria com Matsumoku declarados ou implícitos como fabricante sub-contratados.

O engenheiro Nobuaki Hayashi tornou-se parte da equipe de engenharia da Matsumoku em meados dos anos 1970. Pseudônimo de Hayashi, "H. Noble", apareceu em muitos dos instrumentos Aria Pro II que ele projetou na época. As guitarras Aria se mostraram assim com uma notável inovação de design e um movimento definitivamente longe das formas da Gibson e da Fender. Hayashi é mais conhecido como o criador da Aria Pro II, SB-1000 do baixo e do Aria Pro II, guitarras da série PE.

As guitarras Arai and e Company receberam o logo "Arai", e depois passou para o familiar Aria em torno de 1966. Aria Diamond foi o nome escolhido para suas primeiras guitarras elétricas. A partir de 1975, após a chegada de Hayashi, todas as guitarras foram nomeadas Aria Pro II. A Aria tinha duas fábricas que produziam guitarras além de Matsumoku, uma que fez guitarras clássicas, e outra que fez guitarras com grau de especialidade.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário