quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Amigo Strateiro: Guitarra State of the art Stratocaster


Olá amigos, é com prazer que venho a informar que devido ao início da popularização e do aumento do número de views de países estrangeiros, é cada vez mais crescente o interesse de pessoas de toda parte do mundo em buscar um espaço para publicar no blog, foi por isso que decidi fazer uma maratona de posts da coluna amigo Strateiro. Para iniciar esse relato, um amigo estadunidense entrou em contato para poder compartilhar conosco sobre alguns de seus instrumentos musicais. É com alegria que recebo esse tipo de pedido, pois me dá confiança para poder seguir em frente com as postagens e saber que apesar de nossa preocupação para cada vez melhorar o Blog, ainda assim estamos no caminho certo. Das muitas guitarras de sua coleção (segundo Jerry me contou, ele já teve mais de 20 guitarras e agora possui apenas doze, justificou que pretende ficar apenas com as "boas"). Durante nosso diálogo, ele me mostrou algumas de suas Stratos, onde fiz a escolha desse modelo coreano que jamais tinha visto, e pela curiosidade das informações que seriam levantadas. Jerry acompanha o blog com muita frequência e certo entusiasmo, segundo nos contou, "I see it all the time! Cool!!", e apesar de saber espanhol, acredito que ele utilize a ferramenta de tradução do blog para facilitar sua compreensão, como muitos outros estrangeiros. Vou postar a entrevista primeiramente em Inglês, para quem tiver facilidade poder ler no original. Claro que não me esqueci de fazer a tradução. Chega de papo, vamos curtir essa novidade?


Nome: Jerry Gee
País: USA/Miami
Proprietário: State of the art
Serial Number: --


Especificações do modelo:


Nome: State of the art
Modelo: Stratocaster
Série: ?
Madeira do corpo: Laminate Body
Madeira do braço: Maple
Madeira da escala: Maple
Número de casas: 21 casas
Configuração dos captadores: SSS
Captadores: Originais (menos o da ponte)
Chave seletora: 5 posições
Controle: 1 Vol e 2 Tones

Cores: Silver

Ponte: Vintage Style – 6 parafusos
Escudo: Black
Knobs: Black

Fabricação: Made in Korea

Ano: 80' (Adquirida em 1984)

Fabricante: Marlin Guitars

Serial Number: --


Tell us about your history with this guitar: where, how and when bought this model.


I brought it used from a personal auction. It's was made in the 80 perhaps 84. It has a laminate body and maple neck. It was made from a company named marlin guitars in Korea.





In your opinion, what represents for you play an State of the art guitars?


The guitar plays like a old fender stratocaster, very warm and bright. You could spend 800 to 2500 to find one that plays the same. The guitar aged well, it was well kept. 





How could you tell us about the sound of this guitar?


Neck pickup is warm n bright, middle very mid range, n smooth the bridge pickup wasnt working. The neck is excellent for a 30 yr old guitar. It's a dream to hear n play a 30 yr guitar. 


What is the main positive point of this guitar?


Nice design n color for the year, neck feels smooth, l looked at the electronic they are original n clean. Very cool color it's silver with a hint of champagne. 


What is the main negative point of this guitar?


The broken pickup would love to hear it, I may get it fixed. Cheaper tuning pegs.


Do you want to make some upgrade ou some kind of modification in a guitar?



Perhaps new tuners n pickups, but not now I'm loving it's mojo.


What would you tell people who do not know this guitar or what ever doubted the quality of Korean instruments?


Do your homework, Korea made some of the most solid guitars for their time. Be careful look for main brands, fenders, tokai, fenix, marlin,  there lots of cheap guitars that don't play well and have cheap wood. You have to know what your buying before you make the purchase. Also buying online is a risk the neck could be wrapped or back bow and there no repairing that.


Jerry Gee










Tradução


Conte-nos sobre a sua história com esta guitarra: onde, como e quando comprou este modelo.


Eu trouxe o modelo usado de um leilão pessoal. Ela foi feita nos anos 80, talvez 84. Ela tem um corpo laminado e braço em maple. Foi feita a partir de uma empresa chamada "Marlin guitars" na Coréia. 


Na sua opinião, o que representa para você ter uma guitarra State of the art?


A guitarra toca como uma antiga Stratocaster Fender, som muito quente e brilhante. Você poderia gastar 800-2500 para encontrar um instrumento que desempenha a mesma coisa. A guitarra envelheceu bem. Ela foi bem preservada.









O que você pode nos dizer sobre o som desta guitarra?


O captador do braço é quente e brilhante, o do meio é muito "mid range", e o captador do braço "Smooth" não estava funcionando. O braço é excelente para uma guitarra de 30 anos de idade. É um sonho para ouvir e tocar uma guitarra de 30 anos.





Qual é o principal ponto positivo desta guitarra?


Bom design e coloração para a idade, braço sente suave, Eu olhei para o hardware e eles são originais e limpos. A cor é muito legal, é de prata com uma pitada de champanhe.


Qual é o principal ponto negativo desta guitarra?


O captador quebrado eu gostaria de ouvi-lo, eu posso concertá-lo. Tarraxas muito baratas.


Você quer fazer algum upgrade ou algum tipo de modificação nessa guitarra?


Talvez novas tarraxas e captadores, mas não agora eu estou amando é mojo.


O que você diz às pessoas que não conhecem essa guitarra ou o que nunca duvidaram da qualidade dos instrumentos coreanos?


Faça o tema de casa (pesquise, busque informação), a Coréia fez algumas das guitarras mais sólidas para o seu tempo. Seja cuidadoso ao olhar para as principais marcas, Fenders, Tokai, Fenix, Marlin, há lotes de guitarras baratas que não tocam bem e têm madeira barata. Você tem que saber o que está comprando antes de fazer sua compra. Também a compra on-line é um risco do braço que pode ser embrulhado ou empenar/encurvar e não há reparos nisso.


Jerry Gee




2 comentários:

  1. Poxa, que legal que o blog ta rompendo fronteiras. Parabéns! Quanto à guitarra, nunca tinha ouvido falar. Mas parece seguir o padrão de boa qualidade de alguns fábricas orientais japonesas coreanas, já sitadas no post. Interessante o detalhe do headstock na cor do corpo foi tendência que chegou até mesmo no mercado nacional, a exemplo de stratocasters golden e giannini que seguiram, com competência, essa lógica. Incluse aqui no blog mesmo tem uma golden desse estilo. Valew, valew. sempre lendo e aprendendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amigo, começando a romper fronteiras! Eu também nunca tinha visto uma State of the art! Abraços!

      Excluir