quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Cuidados: como enviar seu instrumento pelo correio?


Sabe aquele momento em que você está fechando a compra de uma guitarra pela internet mas percebe que o vendedor está completamente inseguro e não tem experiência em vendas e não faz a menor ideia de como vai enviar o instrumento? Seus problemas acabaram, basta que você mostre esse link ao amigo e espero que ele siga corretamente algumas dicas que irá encontrar aqui.

Primeiro, é importante dizer que nenhuma embalagem será segura o bastante caso você encontre uma transportadora ou funcionário que esteja de mal humor e trate sua embalagem como a gente costuma tratar um saco de lixo, embora nem um saco de lixo eu costume atirar na lixeira. No Brasil tudo pode acontecer, então todo o cuidado nunca parece ser o bastante e é preciso pensar em tudo.




1º regra de ouro: Sempre que possível, faça seguro de seu instrumento para que não venha a se arrepender futuramente, não aumenta tanto no valor e você ficará seguro em relação ao seu dinheiro investido no mesmo, se extraviarem o objeto, você e nem seu cliente perdem. 

2º regra de ouro: todas as empresas de transporte estão sujeitas a cometer erros, por tanto, não esqueça mesmo de fazer a primeira regra de ouro.

Material necessário:



Tesoura


Fita adesiva


Papelão


Barra de isopor



Folha isotérmica



Plástico bolha


Preparando a embalagem:

Aqui é bem simples mas se deve prestar atenção a alguns detalhes:



Coloque o braço em uma superfície lisa como uma mesa ou uma escrivaninha (no meu caso que já tenho prática eu costumo usar minha cama mesmo) e comece a embrulhar com o plástico bolha. Certifique-se que o braço esteja completamente enrolado e coberto pelo plástico bolha, depois disso basta enrolar como se estivesse enrolando um mapa em forma de canudo.


Depois disso ele ficará assim, totalmente coberto e com o formato de charuto. Para que fique bem preso e não desenrole, aplique algumas voltas com a fita adesiva no meio e nas extremidades.



Após preparar o braço, vamos preparar o corpo: coloque a unidade sobre a folha isotérmica/isolante. Se você não conseguir esse material (facilmente encontrável nas casas de embalagens e com custo baixo) você poderá utilizar jornal, terá praticamente a mesma eficiência, pois será importante para proteger da umidade e de impactos.


Depois de enrolar o corpo ele irá ficar com uma aparência de um prato embrulhado, isso mesmo, é quase que embrulhar aquela quentinha que você irá comer mais tarde no trabalho, por tanto, embrulhe com bastante carinho para não virar e desperdiçar comida, para não vir a passar fome mais tarde e se arrepender.

Tente se segurar e controle seus impulsos na hora de apertar as bolinhas de ar do plástico bolha, existem muitas pessoas que corretamente reaproveitam o plástico bolha e reutilizam inúmeras vezes em inúmeras viagens. Não está errado, mas verifique se essas bolhas de ar ainda estão cheias, caso contrário se caso todas estiverem "estouradas", sinal que o plástico bolha é velho ou já foi muito usado e nesse caso não irá proteger muito seu instrumento. Oriento a comprar nessas casas de embalagens, vendem a metro e não passa de poucos reais. Em último caso, se não tiver plástico bolha, enrole seu instrumento em roupas/cobertores/lençóis velhos. Já teve casos onde recebi instrumentos com as roupas velhas do vendedor, é bem engraçado porque parece que seu instrumento veio enrolado em roupa furada de mendigo, mas pelo menos funciona!


Aqui também é muito importante embrulhar com camadas extras de plástico bolha e colocar fita adesiva nas extremidades para que fique bem fixo e não se solte da unidade. O plástico bolha é o seu melhor amigo e lembre-se que ele irá proteger de impactos, arranhões e tudo mais que você não deseja passar as piores horas de horror ao abrir a embalagem com uma guitarra totalmente danificada. 

Caso você tenha pouco plástico bolha e achar que pode ainda ficar frágil, pegue uma fronha de travesseiro e coloque a unidade dentro da mesma, assim irá criar mais uma camada extra para proteger seu bem mais precioso contra impactos e demais maldades e judiarias! 


Nessa etapa de misturar os ingredientes na panela e preparar a sopa, lembre-se que a ideia principal é a prevenção de danos: coloque as partes desmontadas afim de que não fique nem apertada e nem sobrando espaços demais, por isso coloque as barras de isopor nas extremidades da caixa (principalmente no fundo) para que no caso de impactos da embalagem, sua guitarra esteja protegida.


Quando você não tem uma caixa de papelão própria para instrumentos musicais (facilmente encontrável nas casas que vendem instrumentos musicais, geralmente eles colocam fora e você pode pedir que normalmente eles dão com alguma facilidade) você poderá "fabricar sua própria caixa", basta ter bastante papelão, bastante fita adesiva e recortar as partes afim de formar uma caixa no tamanho apropriado formando a embalagem. 

Eu oriento a sempre enviar com a guitarra desmontada, basta desparafusar os quatro parafusos que prendem o braço do corpo, remover as partes e voalá, estará desmontada e pronta para preparar as etapas. No caso dos instrumentos com braço colado, como no caso das Les Paul, não terá outra coisa a fazer senão enviar montado mesmo, nesse caso basta tomar as mesmas precauções e colocar uma barra de isopor afim de prender o headstock e evitar os impactos nessa região, para que não aconteça algo muito desastroso conforme a imagem a seguir:


Headstock Fender Stratocaster danificado


Headstock Jackson danificado


Headstock Ibanez danificado


Headstock Jackson danificado


Headstock Gibson danificado

É muito comum quebrar nessa região, veja nas imagens que todas as marcas e modelos de guitarra irão quebrar, então proteja bastante. Reforce ao máximo possível com plástico bolha e com as barras de isopor, irá minimizar impactos. É claro que se o funcionário atirar a embalagem dentro do compartimento, contra uma parede, deixar cair do caminhão, colocar outras embalagens muito pesadas em cima ou seja lá o que vier a fazer, bom.. nesse caso vai danificar mesmo e a única coisa que se pode fazer é utilizar o seguro para recuperar o valor do instrumento.


Coloque o endereço em letras separadas/maiúsculas para ajudar na hora de identificar o endereço, além de cobrir o papel com fita adesiva. Isso é importante porque caso apanhe chuva na hora da entrega (sim, catastroficamente isso poderá vir a acontecer) poderá borrar e ninguém entenderá o endereço do destinatário, por isso proteja os endereços (tanto o do remetente quanto o do destinatário para não correr esse risco).




Uma outra dica importante é forrar a caixa com papel pardo, também facilmente encontrável nas casas de embalagem para que a embalagem fique um pouco mais apresentável, além de ajudar a omitir um pouco o conteúdo.


O único erro de enviar dessa forma sem enrolar a caixa com o papel pardo é que todos irão imaginar o conteúdo da caixa não só pelo formato, mas pelas dicas que a mesma contém, nesse caso, o visível logo da "Giannini". Aproveitando essa imagem dessa embalagem como exemplo, coloque etiquetas adesivadas com a palavra "frágil" para que os funcionários possam raciocinar na hora e que não coloquem peso em cima dessas unidades.

Bom galera, minhas ideias terminam por aqui, espero que possa ter ajudado. Embora pareça um post "óbvio demais", pode até ser para quem tem experiência, mas 90% dos vendedores de ocasião se sentem totalmente perdidos e não sabem como enviar um instrumento e acabam fazendo as piores coisas imagináveis e inimagináveis. Já recebi Strocaster apenas dentro do bag e com papel pardo cobrindo o bag e quando abri encontrei o escudo e os knobs quebrados (tudo que era de plástico), sorte a minha que consegui repor essas peças sem gastar muito, pior seria se tivesse vindo com o braço ou com o headstock quebrado. É isso galera, sempre que vocês comprarem algum instrumento, por precaução, mostrem esse post para o cara que irá enviar.. ele poderá saber todos esses passos, mas poderá também a aprender a enviar uma guitarra ou um baixo corretamente. Abração!

William de Oliveira

6 comentários:

  1. Legal cara! Essas dicas ajudam bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cristian, compartilhe para que outras pessoas possam ver o post e conhecer o blog! Valeu!

      Excluir
  2. como eu mando uma ibanez e um baixo pra irlanda, no condado london derry.... por favor urgente......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta fazer uma embalagem bastante segura, saber o endereço do destinatário e ter os dados de envio corretos.

      Excluir
  3. E NOS CORREIOS? Eles tem planos pra envio de instrumentos? Tou querendo enviar pela primeira vez um baixo, mas não sei como proceder. Eles cobram mais caro por ser instrumento musical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o valor é de acordo com as mesmas normas do correio, não cobram mais caro por ser instrumento não.. fique tranquilo hehe.. vão pesar e medir a embalagem, abração

      Excluir