sábado, 3 de outubro de 2015

Uma lenda do Blues: Stephen "Stevie" Ray Vaughan


Olá amigos, hoje dia 03 de Outubro SRV estaria completando 65 anos se ainda estivesse vivo.. se aquele maldito helicóptero não tivesse caído.. mas bem, isso agora não vem mais ao caso, quero aproveitar a ocasião para escrever um pouco sobre essa lenda do Blues que revolucionou o jeito que timbramos uma Stratocaster. Na minha humilde opinião, ninguém nunca timbrou uma guitarra tão bem quanto ele, os acordes saíam limpos e vibrantes ao mesmo tempo, fazendo com que aquela Fender Stratocaster viesse a se tornar um ícone de desejo no universo musical. Suas canções traziam melodia, tanto na construção de acordes quanto nos seus solos rasgantes, Stevie Ray Vaughan parecia tirar de dentro da alma cada nota tocada e em cada verso cantado ao público, tinha a missão de fazer bem feito e geralmente o fazia. O perfeccionismo era uma das características do mestre e não havia como não perceber isso, em cada apresentação fazia questão de verificar todos os detalhes técnicos e nada podia falhar, afinal de contas queria dar o seu melhor. É verdade que enfrentou ao longo de sua carreira dificuldades apontadas como no caso do alcoolismo, considerado seu pior período artístico e musical, Stevie parecia perder tempo a cada vez que sucumbia aos desejos e efeitos do álcool, segundo as palavras de seus amigos e familiares.




Feliz aniversário meu eterno jovem amigo, Stephen "Stevie" Ray Vaughan (3 de outubro de 1954 - 27 de agosto de 1990) foi um músico, cantor, compositor, e produtor musical americano. Apesar de uma curta carreira dominante abrangendo sete anos, SRV é amplamente considerado um dos guitarristas mais influentes na história da música do Blues, e uma das figuras mais importantes do renascimento do blues na década de 1980. AllMusic descreve-o como "a rocking powerhouse de um guitarrista de blues que deu uma explosão de grande impulso nos anos 80, sua influência ainda se sentia muito tempo depois de sua morte trágica."


Nascido e criado em Dallas, Texas, Vaughan começou a tocar guitarra aos sete anos de idade, inspirado por seu irmão mais velho Jimmie. Em 1971, ele abandonou a escola e se mudou para Austin no ano seguinte. Ele tocou gigs com inúmeras bandas, ganhando um lugar na banda de Marc Benno, o Nightcrawlers, e mais tarde com Denny Freeman no Cobras, com quem continuou a trabalhar até o final de 1977. Em seguida, ele formou seu próprio grupo, Triple Revue Threat, antes de renomear a banda Double Trouble após a contratação do baterista Chris Layton e do baixista Tommy Shannon. SRV ganhou fama depois de sua performance no Montreux Jazz Festival em 1982, e em 1983 com o seu primeiro álbum de estúdio, Texas Flood, alcançando a posição 38. O álbum de dez músicas foi um lançamento bem sucedido comercialmente, que vendeu mais de meio milhão de cópias. Depois de alcançar a sobriedade no final de 1986, ele encabeçou turnês com Jeff Beck, em 1989, e Joe Cocker, em 1990, antes de sua morte em um acidente de helicóptero em 27 de agosto de 1990, com a idade de 35 anos.




Stevie Ray Vaughan foi inspirado musicalmente pelo blues rock americano e britânico. Ele favoreceu amplificadores "clean" com alto volume e contribuiu para a popularidade do equipamento musical vintage (principalmente de guitarras relicadas/vintages). SRV muitas vezes combinou vários amplificadores diferentes e tendo utilizado em conjunto efeitos mínimos com os pedais. Chris Gill da Guitar World, comentou: "O tom de guitarra de Stevie Ray Vaughan foi tão seco quanto um verão em San Antonio e como uma espumante limpa como uma debutante em Dallas" O produto do som natural de amplificadores com o amplo espaço limpo de pedais, no entanto, Vaughan ocasionalmente usava para aumentar seu som, principalmente para dar booster no sinal, embora ele ocasionalmente empregava uma rotação de gabinetes e pedais de wah para adicionar uma textura mais encorpada.




Vaughan recebeu vários prêmios de música durante sua vida e postumamente. Em 1983, os leitores da Guitar Player votaram nele como o "Best new talent and The best Electric Blues Guitar Player". Em 1984, o Blues Foundation nomeou "Entertainer of the Year and Blues Instrumentalist of the year', e em 1987, o Magazine Desempenho honrou com "Rhythm and Blues Act of the Year".




Ganhar seis prêmios Grammy e dez Austin Music Awards, fez com que fosse introduzido no Hall of Fame do Blues em 2000, e do Hall of Fame dos músicos em 2014. A Rolling Stone classificou Vaughan como o décimo segundo maior guitarrista de todos os tempos. Em 2015, ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll.


Imagens e ilustrações by Google imagens: 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário