domingo, 25 de outubro de 2015

Limpando a escala: receita caseira


Olá amigos, estava eu viajando pela net quando encontro uma dica bem legal para limpezas de escalas escuras do amigo Édney Helene:

Receitinha básica de extrato de limão pra limpeza efetiva de escalas escuras:

1/3 de suco de limão (Encontrável no supermercado ou fruteira)


1/3 de óleo mineral (Encontrável nas farmácias)




1/3 alcool isopropilico (Encontrável em supermercado ou nas farmácias)




Eu reluto um pouco quando vejo essas ideias caseiras mas dessa vez resolvi apostar e peguei o instrumento mais simples que eu tinha e testei aqui em casa, realmente ficou muito bom, tanto no "cheirinho" quanto na aparência, eu apenas gostaria de sugerir para diminuir no óleo mineral, para aqueles que não querem a solução com aparência mais gosmenta e preferem mais líquida. Se achar o cheiro do limão muito forte, dilua o conteúdo do suco de limão em 50% de água. Outra coisa que fica legal é usar um borrifador, geralmente se encontra facilmente para venda nos mercados desse Brasil varonil. A diluição fica mais fácil com mais álcool ou se preferir, coloque água. Eu já vi algumas pessoas se queixarem que essas soluções com limão escurecem escalas claras em Maple ou Marfim, mas eu sinceramente nunca associei com isso, geralmente o suor dos dedos já seria o suficiente para escurecer o verniz e a madeira, sem mencionar a ação do tempo. Via das dúvidas, fica aqui nossa recomendação: não passe em escalas claras. Outra coisa é o óleo de peroba, não aplique em escalas claras (algumas marcas são envernizadas, ou usam celadoras finas ou são enceradas). Se alguém mais quiser testar em escalas escuras e postar os resultados, fiz em casa e ficou realmente satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário