sexta-feira, 9 de outubro de 2015

As quatro maiores invenções/descobertas da humanidade


Olá amigos, o post de hoje é muito simples: "as quatro maiores invenções/descobertas da humanidade". Você deve de estar se perguntando nesse momento o que isso tem a ver com o blog. Muito simples, representa algumas "mudanças", e logo mais você irá entender. Pois bem, vamos as quatro descobertas mais fascinantes:

* Fogo: sem ele, pense bem, não haveria praticamente nenhum desenvolvimento em absolutamente nada... haveriam perdas significativas em todas as áreas possíveis de se imaginar. Sua linda guitarra que hoje você tanto ostenta no suporte da sua parede não estaria lá, aliás, talvez nem a parede que dá sustentabilidade ao suporte estaria lá, quanto mais o instrumento. Sem o fogo, você não teria os confortos de hoje, pois a humanidade não teria se desenvolvido e muito provavelmente você nem existisse. Lembre também que se não tivéssemos descoberto o fogo, jamais iríamos presenciar o espetáculo que foi ver Hendrix colocando fogo em sua Stratocaster (embora eu seja contra essa maldade hehe).




* Roda: sem dúvidas foi a segunda melhor criação do homem, essa pequena ferramenta possibilitou o transporte de cargas, objetos e pessoas, se não existisse a roda, você também não teria essa Fender que tanto ostenta dentro do seu case, porque eu duvido muito que a indústria teria a evolução que conhecemos hoje e certamente Leo Fender encontraria bem mais dificuldades do que enfrentou em meados dos anos 40 e início dos anos 50, e muito provavelmente não conseguiria produzir os instrumentos que produziu. Mas então você pode pensar, "mas na genialidade dele, mesmo sem a roda e os sistemas de transporte que existiam nos anos 50, mesmo assim ele daria um jeito de inovar e colocar em prática todas as criações dele, entre elas a Stratocaster". Mas então eu pergunto: e como essa Fender faria para vir lá dos USA para a America do sul? Viria a cavalo? Lembra que sem a roda, nem mesmo de carroça ela poderia vir. Mas então viria por alguma embarcação pelo mar, você poderá responder. Lembrando que sem a roda e o avanço nos meios de transporte que conhecemos hoje, certamente afetaria o desenvolvimento da indústria naval e não teríamos os "cargueiros" que conhecemos hoje e que diariamente aparecem ancorados nos portos desse Brasil varonil. 




* Stratocaster: a Strato foi certamente a terceira melhor invenção do homem. Pense, se Leo Fender tivesse sofrido de um adoecimento que o impedisse de fazer todas as criações que desenvolveu, como que Hendrix faria para se tornar a lenda que se tornou? Como Stevie Ray Vaughan tocaria suas músicas? Como Eric Clapton timbraria seus instrumentos? Como seria a técnica do Yngwie Malmsteen em outro modelo de guitarra? Será que o sueco sofreria com essas consequências? Mas então você certamente pensaria: "seriam gênios mesmo assim, pois tocariam e desenvolveriam suas músicas com outros modelos". Você pode até estar certo, mas será que fariam o mesmo sucesso? Como seriam suas músicas sem a Stratocaster? Como seria o timbre deles? Eu não me arriscaria em mudar o passado. A Stratocaster está aí e veio para ficar.




* Les Paul: a Les Paul foi certamente a quarta melhor invenção do homem. Pense, se Ted MCcarty com a ajuda de Les Paul (que foi um grande músico, guitarrista e inventor americano em meados dos anos 30 e 40) não tivesse inovado e criado suas próprias guitarras, como a Gibson iria satisfazer o mercado mundial sem o modelo mais popular e utilizado no planeta? O pai da invenção mais importante comercializada e produzida pela Gibson e por tantas outras empresas importantes, certamente tem grande importância e reconhecimento pelos principais artistas do mundo inteiro. The Edge, Keith Richards, Slash, Jimmy Page certamente teriam dificuldades em adaptar seus estilos pessoais a outros modelos de guitarras.




Bom, e o que isso tem a ver com o blog? A um tempo atrás eu fiz uma enquete perguntando se deveríamos apenas seguir publicando sobre o modelo Stratocaster (foco principal do blog) ou se poderíamos fazer postagens sobre outros modelos. É claro que não tivemos surpresas no resultado e ficou claro que o leitor que entra aqui quer saber sobre as Stratos e nada mais. Nada mais? Vocês não adorariam ver posts relacionados a pedais, amplificadores, captadores e tudo mais? Duvido que não.

Além disso, e porque não, abordar outros modelos? É claro que, minha intenção não é fazer do blog uma ferramenta sem sentido ou uma salada de frutas. Por isso, o foco principal vai continuar sendo as Stratocasters, mas eu vou sim deixar claro de uma vez por todas: outras coisas virão! E no próximo post irei publicar uma nova coluna, que irá acrescentar as já populares e conhecidas colunas Amigo Strateiro, Raridade do Mês, Galeria de arte Stratocaster e Um pouco de história. A coluna intitulada "Diário de um Strateiro" será preservada e dividirá espaço com outra coluna, mas não será extinta. Na coluna Diário de um Strateiro, é feita a narração de uma história popular juntamente com o instrumento, abrindo uma exceção: qualquer modelo, inclusive violões e baixos. Á partir de agora, dividirá espaço com uma nova coluna que se chamará "Stratosfera", e nela estará incluídas os posts referentes a qualquer coisa do mundo da música e instrumentos musicais, como por exemplo Les Paul, Soloist, Superstrato, Telecaster, Flying V, SG, etc..etc.. Também entrará aqui os artigos publicados que virão sobre pedais, captadores, amplificadores e demais atualidades do mundo da música (artistas, shows, eventos). Agradeço a todos que acompanham o Blog, e dou-lhes a segurança de que o foco principal sempre será a Stratocaster, mas pelo menos uma vez por mês será publicada a coluna "Stratosfera" onde várias novidades poderão aparecer do mundo da música. Fiquem ligados!


William de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário