segunda-feira, 4 de maio de 2015

Amigo Strateiro: Parker Stratocaster P30


Olá amigos, apresento para o mês de Maio na coluna "amigo strateiro", a segunda publicação do amigo Eric Von Farah Schmidke a participar novamente (ele mesmo já tinha postado no mês de Abril aquela Fender MIM) e postar sua experiência com essa Parker, além de ter a oportunidade de mostrar seu instrumento.

Conforme mencionei nas outras vezes, outras pessoas também podem usar esse espaço para compartilhar informações e experiências com seus instrumentos, nada mais legal do que somar vivências. Quer que sua Stratocaster seja postada no blog? Entre em contato conosco. A única regra é: o instrumento precisa "ser strato" e o amigo precisa "ter a strato". 

Dando continuidade nesse espaço, convido para o mês de Maio o amigo Eric Von Farah Schmidke, proprietário de uma inusitada Parker P30.

Nome: Eric Von Farah Schmidke
Cidade: Analândia/SP
Proprietário: Parker Stratocaster P30
Serial Number: --



Conte um pouco da sua história com o instrumento: onde, como e quando comprou?

Faz anos que vejo essa guitarra pendurada em uma loja aqui da região, tomando poeira, as cordas enferrujando, as peças amarelando, e assim por diante..
Por mais que fosse um modelo que despertasse interesse em se destacar das stratos convencionais, acredito que suas curvas acentuadas e “inovadoras” assustavam com o tempo..rsrs. Continuando, por anos a fio ela permaneceu no mesmo lugar, até que um dia eu resolvi testa-la, sem nenhuma intenção de compra-la. Tenho o costume de tocar sem palheta na maioria das vezes, as cordas estavam tão enferrujadas que fiquei com medo de pegar tétano, rsrs.. mas como já fui vacinado não hesitei e bati na corda Ré (mais precisamente na 5° casa, fazendo um hammeron para a 7° casa – sim, me lembro exatamente da primeira nota que toquei.. hahahaha), deixei-a  soando por alguns segundos e... Que som!! Era um timbre metálico, cortante, ardendo na orelha..típico de um blueseiro a la SRV. Fiquei impressionadíssimo com o som da guitarra, mas acabei indo embora sem ela pois o preço estava muito alto em comparação a outras lojas (físicas e virtuais), acho que tinha descoberto o motivo dela estar empacada por lá, rs. Acabei virando amigo do dono e depois de algumas horas de conversa a trouxe para casa.


Para você, o que representa ter uma Parker Stratocaster?

Sempre gostei de instrumentos diferentes, retrô, futurista, uma mistura dos dois..algo que provoque um “Olha essa guitarra que maluca”.


Como você definiria o som desse instrumento?

Um timbre strateiro mesmo, cheio de estalos e agudos que qualquer guitarrista procura em uma boa stratocaster.



Qual o principal ponto forte da guitarra?

O conforto! É uma guitarra leve, excelente para quem faz apresentações longas. O encaixe do corpo da guitarra ao do guitarrista é algo que eu nunca havia visto antes. Acredito que os fabricantes se preocuparam extremamente com isso, a guitarra parece se moldar ao corpo de quem toca, é incrível!!! Já tive diversos modelos de guitarras, e alguns são bem desconfortáveis quanto a isso, pelo menos para mim.


Qual o principal ponto fraco da guitarra?

Sinceramente não sei dizer ainda. É uma guitarra confortável, com boa afinação e um bom timbre, acredito que seja um dos melhores custo x benefício que já tive em mãos.


Pretende fazer algum upgrade ou já fez alguma modificação na guitarra?

Pretendo colocar captadores em alnico, apesar dos cerâmicos serem bem honestos, sinto que a guitarra tem mais a oferecer com uma captação de melhor qualidade. O escudo veio perolado de fabrica, porem retirei a película que causa esse efeito e mantive o mesmo todo branco.


O que você diria as pessoas que questionam a qualidade das Parker em relação ao seu design ser diferente ao conceito tradicional das Stratocasters convencionais?

Na verdade não sei,rsrs.. é uma guitarra “futurista” mas que mantém fidedignamente o timbre clássico das stratos. Já vi algumas pessoas dizendo que gostam muito do timbre e tocabilidade das stratos, mas o visual não é atrativo ou “enjoativo”, talvez essa seja uma boa opção.

  
Especificações:

Nome:
 Parker
Modelo: Stratocaster
Série: P30
Madeira do corpo: Poplar
Madeira do braço: Maple
Escala: Maple
Corpo - Shape: Stratocaster “Futurista”
Número de casas: 22
Headstock: Personalizado by Parker
Neck Plate: S/
Configuração dos captadores: S/S/S 
Captadores: Cerâmico
Chave seletora: 5 posições
Controle: 1 Volume - 2 Tone

Cores: Vermelho translúcido, Azul translúcido, Creme
Ponte: VintageStyle - 6 parafusos
Tarrachas: Grover
Escudo e Knobs: Escudo branco com Knobs brancos
Fabricação: Made in China
Ano: 06/07/2005
Fabricante:Parker
Período de Fabricação: 2000 - 2009





3 comentários:

  1. tem uma dessas a venda aqui na minha cidade. a loja ta pedindo 1300,00. Inviável para mim. Mas seria um grande prazer ter uma peça rara como essas em minha futura coleção. Parabéns pela guitarra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja possível garimpar na internet por um valor bem abaixo de R$1300 Reais, é só procurar. Abraços!

      Excluir
  2. Desenterrando o post....risos...

    Acabei de comprar uma destas pelo ML e estou ainda em busca de mais informações sobre a história desta linha P30 da Parker. Inclusive, vi o serial number da guitarra da matéria, e a única diferença é que a minha o final é 06 e a da matéria é 14 (rsrsrs). Agora, o fato dela ser made in china não te deixou com medo na hora de comprá-la não? Nas buscas que venho fazendo, só falam de guitarras p30 made in korea ou indonesia.
    Abraços e valeu pela matéria! Ela me ajudou muito!

    Fernando

    ResponderExcluir