quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Amigo Strateiro: Giannini Stratossonic



Olá amigos, estava eu intrigado com a quantidade de pessoas interessadas em usar esse espaço popular do blog para compartilhar experiências e devido ao aumento do público, resolvi quebrar inicialmente a regra de postar apenas uma vez por mês na coluna amigo strateiro. Como todos podem ver, nesse mês de Agosto o Erich Von Farah já tinha feito a postagem dessa coluna e até então eu não tinha mais intenção de publicar outros instrumentos nessa coluna novamente, mas realmente veio essa Giannini do amigo Alan e não parou por aí, outras mais apareceram e provavelmente irei mostrar aqui até o final do mês. Eu quebro a regra para mostrar a vocês que o nosso blog está crescendo, está se tornando popular e acredito que seja exatamente essa mesma a fórmula utilizada até aqui: a participação popular de todos! Então, digo que esse blog não vai crescer as custas de criar polêmicas e posts ofensivos para criar unicamente um propósito de viralizar, essa não é a nossa proposta e enquanto eu estiver por aqui, nunca vai ser. É dessa forma que, apresento novamente para o mês de Agosto na coluna "amigo strateiro", uma maratona de postagens que poderão incluir as Stratocasters mais populares desse Brasil varonil, foi assim que apareceu o interesse do nosso amigo Strateiro Allan a participar e postar sua experiência com essa Giannini brasileira, além de ter a oportunidade de mostrar seu instrumento.

Conforme mencionei nas outras vezes, outras pessoas também podem usar esse espaço para compartilhar informações e experiências com seus instrumentos, nada mais legal do que somar vivências. Quer que sua Stratocaster seja postada no blog? Entre em contato conosco. A única regra é: o instrumento precisa "ser strato" e o amigo precisa "ter a strato". 

Dando continuidade nesse espaço, convido para o mês de Agosto o amigo Allan Richards, proprietário de uma nacionalíssima Giannini StratoSSonic Made in Brazil. (Isso mesmo amigos, essa versão do final dos anos 80 trazia como característica os dois SS, diferente das outras Stratosonics dos anos 70 e 90 que tinham apenas um S).

Nome: Alan Richards
Cidade: 
Proprietário: Giannini Superssonic
Serial Number: --

Primeiramente, agradeço a oportunidade de, mesmo sendo novo e ainda me considerando inexperiente no mundo Strateiro, poder contribuir para um blog que tanto tem me ajudado busca em entender um pouco mais sobre esse universo. Valew “Guitarras de um strateiro”!

Especificações do modelo:

Nome: Giannini
Modelo: Stratocaster
Série: Stratossonic
Madeira do corpo: Basswood com tampo em compensado (Não original)
Madeira do braço: Marfim
Madeira da escala: Jacarandá
Número de casas: 21 casas
Configuração dos captadores: SSS
Captadores: Cerâmicos, braço e meio originais (ponte não original)
Chave seletora: 5 posições
Controle: 1 Vol e 2 Tones
Cores: Black
Ponte: VintageStyle – 6 parafusos
Escudo: Black
Knobs: Brancos
Fabricação: Made in Brazil

Período de fabricação: 1988 / 1990
Ano: 1988
Fabricante: Giannini
Serial Number: --

Conte um pouco da sua história com o instrumento: onde, como e quando comprou.

Durante a adolescência sempre tive o sonho de ser guitarrista (lugar comum), porém com o passar dos anos e pelas circunstâncias da vida, esse sonho acabou ficando em segundo plano, o que também não é muita novidade na vida de muita gente. Em 2013, em um cenário já bem diferente de minha vida, navegando pelo youtube, acabei me deparando com alguns vídeos dos guitarristas Eric Clapton e John Mayer. Foi o suficiente para reacender o sonho “guitarrístico”, por assim dizer. Falando de forma resumida, para não tomar muito tempo, comecei a pesquisar sobre guitarras, principalmente guitarras nacionais, minha preferência pessoal. Inclusive, muito do conteúdo que consegui, foi através de postagens do próprio William em diversos locais na net (fica aqui meu agradecimento). Acabei me deparando com a bela e polêmica história das Stratosonics, que com certeza todos vocês conhecem. Então começou a saga a procura dessa guitarra. Depois de muita pesquisa e negociações acabei fechando com um cara do Rio de Janeiro. Porém, só havia um problema, eu estava a somente, 1876 km (sou de Petrolina-PE) de distância da minha “preciosa”. Por uma baita providência de Deus, após quebrar muito a cabeça para saber como colocaria as mãos nessa guitarra, acabei sabendo que um amigo meu estava indo para o Rock In Rio daquele ano. Daí ele trouxe a guitarra para mim, fiquei em êxtase no momento em que peguei a menina: uma Stratossonic Black Label. Na época entendia muito pouco de guitarras, continuo me considerando um leigo ainda hoje, e não me atentei muito para os detalhes da moleca. Porém, infelizmente, depois de um tempo, graças a ajuda de um amigão, acabei descobrindo que na verdade eu tinha em mãos, uma bela: “Franksonic” HAHAHAHA. Foi assim que batizamos a guitarra, ao saber que na verdade, ela havia passado por uma série de modificações: corpo trocado, knobs trocados, um dos captadores também foi substituído, além das tarraxas. Além disso, o antigo dono optou por instalar um afinador embutido, que particularmente odeio e considero que quebra a estética da guitarra. De resto, ela é original hahahaha.




Pois é, existem muitos outros detalhes sobre essa guitarra que valeriam mais conversa, porém, não caberia aqui no post.




Para você, o que representa ter uma Giannini Stratossonic?

Pessoalmente, é a realização de um sonho, ainda que ela não esteja tão original. Mas, pela história da guitarra, pela forma como ela chegou até mim, pela identidade nacional do instrumento e pela sonoridade, me sinto muito satisfeito com ela. Para mim, a satisfação de um instrumentista com um instrumento passa por, pelo menos, quatro fatores: sonoridade, tocabilidade, história e beleza (necessariamente nessa ordem). E essa Franksonic, dentro de suas limitações e potencialidades, tem me atendido bem.




Como você definiria o som desse instrumento?

Parafraseando o amigo Moisés Figueiredo, todo bom instrumento deve soar bem desplugado, para mostrar a ressonância entre as madeiras e, se isso acontece de uma forma harmoniosa, certamente ela responderá bem frente a um amplificador. Mesmo ela sendo uma mistura bastante despretensiosa de madeiras (braço em pau-marfim, escala em jacarandá e corpo em basswood com tampo em compensado), consegue soar muito bem, respondendo com um som bastante condizente com a proposta de uma strato com tantos anos de vida. Pelo basswood ser uma madeira com frequências mais brandas, a guitarra apresenta médios discretos e agudos mais proeminentes, sendo os graves mais perceptíveis nos captadores do braço e meio (um pouco menos neste). Os captadores são uma história a parte, não sendo muito fortes, mas com as características encontradas em toda Stratosonic. O sustain dela chama a atenção, provavelmente por conta da ponte bigblock (original do modelo).




Qual o principal ponto forte dessa guitarra?

Mesmo sendo uma guitarra de baixo custo, a construção é bem feita, sem erros grosseiros nem nada que atrapalhe ou limite a tocabilidade do instrumento. Tem ajuste de tensor do tróculo, braço com shape em D, bem gordo. Acredito que a escala tenha raio de 9,5 ou maior, mas é bastante confortável.  Destacaria a sonoridade bem “old” e a estética que, inspirada na icônica David Gilmour, não teria como não agradar (meu gosto pessoal).




Qual o principal ponto fraco dessa guitarra?

Acredito que o ponto fraco é a madeira do corpo (talvez até pelo fato de não se tratar do corpo original dela). Se fosse cedro, provavelmente soaria um pouco mais próximo do som strato “tradicional”. Os captadores são um tanto fracos, mas ainda assim tem aquele quê de história e qualidades bastante peculiares. A meu ver, não há necessidade de troca, com exceção do captador da ponte, que pretendo ainda instalar o original.




Pretende fazer algum upgrade ou alguma modificação na guitarra?

Tenho um sonho de poder restaurá-la e torna-la capaz de receber novamente o carimbo de originalidade. Seria uma satisfação imensa. Pois, confesso que sou um tanto quanto purista, nesse aspecto. Gosto muito dela, mas, se eu puder ajuda-la a fazer uma viagem no tempo e tornar a ter exatamente a configuração original de seu ano de nascimento (acredito que 1988) ficarei imensamente feliz. Até gostaria de registrar que, caso alguns colegas Strateiros possam me ajudar nessa saga, ficarei muito grato.




O que você diria as pessoas que não conhecem as Stratosonics ou que sempre duvidaram da proposta da Giannini em relação a baixa qualidade desses modelos brasileiros?

Bem, certamente não se trata de instrumentos Top de Linha. Pelo menos não na minha humilde e leiga opinião. Porém, com o cuidado necessário e as configurações certas, podem sim atingir um nível de qualidade desejável. São instrumentos carregados de história, de brasilidade, coisa que algumas pessoas, como eu, admiram muito, o “Guitarras Brasileiras Vintage" (Facebook) que o diga. Acredito que, de uma forma ou de outra, a Giannini está de parabéns. Pois, ao contrario de hoje, naquela época a empresa se preocupava em desenvolver seus próprios instrumentos, e esse legado de um certo pioneirismo, foi determinante para o crescimento do mercado nacional e desenvolvimento de muitos músicos, ícones da nossa música. Acredito que, direta ou indiretamente, parte da força do mercado nacional de guitarras de hoje se dá graças ao esforço não só da Giannini como de outras empresas tupiniquins que deram a “cara a tapa” para aplainar os caminhos que estão abertos hoje para nós, músicos e consumidores entusiastas da guitarra.



Allan Richards














15 comentários:

  1. De certa forma, como agradecimento pela colaboração do Allan, prometo garimpar um corpo original em Cedro da Giannini Stratosonic para completar o modelo. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela guitarra Allan, mt bonita. Curti bastante a descrição, pois vc descrever detalhes técnicos que julgo importante. Não sabia que o shape do braço era em D... qd tive stratossonic eu nem sabia sobre esses detalhes. Como vc quer torna-la 100% original posso t ajudar. Possuo a chave de 3 posições original e o captador liso p/ a ponte. Entre em contato comigo pelo link que está a direita do Blog, na sessão dos colaboradores. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, isso seria muito bom. Dessa forma só vai ficar faltando o corpo original que eu acho que até já sei como conseguir.

      Excluir
    2. Poxa vida, estou super empolgado agora!! Sinto que com ajuda de vocês poderei com partilhar essa alegria de ver a Franksonic fazendo uma viagem no tempo e tornando-se original novamente!! valew demais, strateiros de plantão!

      Excluir
  3. Eu que agradeço pela oportunidade e para pela disponibilidade de vocês na desenvolvimento desse blog tão rico. Estou super feliz em saber que agora a "Stratossonic/Franksonic" está, de certa forma, disponível para toda a comunidade strateira. Valew demais! Ficarei imensamente grato em poder contar com a ajuda gabaritada de vocês em relação e ao projeto de "originalização" da guitarra. Contem também sempre com minha ajuda,,, no q eu puder cooperar. Não posso deixar também de agradecer ao meu amigão Remilson Nunes pela grande ajuda na elaboração das repostas dessa entrevista incrível. Valew demais!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela guitarra! Se vc ainda não conseguiu o corpo da guitarra eu tenho um pra negociar. Troquei o da minha guitarra por um de alder de uma Fernades japonesa e sobrou o corpo original. É um corpo de gianinni stratossonic 1988 na cor vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você misturou um corpo de uma Fernandes MIJ com o braço de uma Giannini Stratosonic? Nossa cara, essa eu queria ver hehe

      Excluir
    2. Boa noite! Ainda está com o corpo da guitarra? pega meu email, qualquer coisa, entra em contato comigo. emaildoprimo@yahoo.com.br

      Excluir
  5. Parabéns pela iniciativa do Blog! Eu curto bastante o acervo antigo da Giannini e peguei recentemente uma statossonic semelhante a essa, toda original, com corpo em Cedro Rosa, braço em marfim tambem, igual a essa com o ajuste do tensor no troculo, chave de 3p , knobs cromados vintage, tarrachas vintage, captadores originais, semelhantes ao lace sensor em aparência, ou seja, com capa lisa sobre os polos.A guitarra esta muito maltratada, cheia de sujeiras e oxidação, sem cordas... Vou restaurá-la, mas pretendo manter a originalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, obrigado por entrar em contato. Assim que restaurar o instrumento entre em contato para podermos publicar no blog o antes e o depois, abraços!

      Excluir
  6. Olá... Não sou guitarrista... Mas comprei de um, uma guitarra gianini stratossonic... e pesquisando, encontrei seu blog, e confirmei o que meu colega falou... que a guita era antiga, vintage, e renomada. Portanto, tem muito valor.
    Acabei retiranto a pintura branca do corpo, e deixei apenas o acabamento em madeira. Se quiser, envio fotos. Meu nome, Eneias Bittencourt
    leandroeneiasbittencourt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Eneias, entre em contato através do meu email de contato lwnk@bol.com.br e participe da coluna Amigo Strateiro e poste sua guitarra. Abraços!

      Excluir
  7. Olá... tenho uma guitarra com esse mesmo numero de serie... mais ela é vermelha com escudo branco,estilo eric clapton... a diferença que ela tem captadores select designed by EMG ela é toda original não sei ano de fabricação... tenho interesse de saber o ano que ela pertence e se é algum modelo especial... queria vende ela mais não faço ideia do valor... o timbre que ela tem é muito bonito bem parecido com as da fender alguém tiver interesse ou me ajuda com valores ou mais informações entre em contato pelo whats ddd 27 998314584 obg....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex, pode enviar as fotos para avaliação através do meu email lwnk@bol.com.br mas provavelmente pela informação dos captadores, a sua guitarra deve ser uma Giannini Stratosonic PRO, pesquise aqui no Blog e encontrará matéria sobre esse modelo. Abraços!

      Excluir
  8. Boa noite
    Que belo exemplar de strato
    A alguns meses adquiri uma giannini igual a essa, e estou terminando a reforma, a diferença da minha é que tem o corpo em cedro, só esta faltando trocar os traste que já comprei da marca Gotoh, e algumas ferramentas tipo alicate pra corte de trastes,lima de trastes, protetor de escala etc, e também refazer o logo da giannini
    Esse blo e top

    ResponderExcluir