terça-feira, 4 de agosto de 2015

Restaurando uma lenda: Violão Del Vecchio Dinâmico


Olá amigos, para a postagem da coluna "Diário de um Strateiro" referente ao mês de Agosto, trago o primeiro violão a aparecer no blog (sim, conforme explicado antes, nessa coluna irei abrir um espaço para outros instrumentos, acredito que o que está realmente em jogo nessa coluna é o testemunho, a experiência com as variadas ferramentas musicais, essa é a grande relevância do diário) e nesse caso temos um clássico! Garanto para o amigo leitor que será feita aqui a narração popular de uma história incrível de preservação e restauro do amigo Fernando Vicentin com seu violão brasileiro Del Vecchio Dinâmico. 

Violão Del Vecchio Dinâmico
Fernando Vicentin
Piracicaba SP

Antes de qualquer coisa, agradeço ao William, meu novo amigo pelo convite para comentar sobre o meu garotão, o Dinâmico Del Vecchio, num blog sobre Stratos. Obrigado, fiquei lisonjeado. Pra não passar batido tenho uma SX Sky que não troco por nada, acredite se quiser, depois dela só uma Fendoca, mas sem vender a Sky na melhor das hipóteses meu sonho é por uns Texas Special nela. Mas o assunto aqui é o Dinâmico.



  

Ano de fabricação: Não sei, mas calculo de 50 a 60 anos, depois explico porquê.
Madeira: Jacarandá laminado.
Captador: Talvez um Malagoli antigão que tenha saído de uma guitarra Tonante qualquer.




Enfim, sonho de adolescente ter um Dinâmico, meu nome é Fernando e tenho 51 anos, gosto de música e do bom e velho R&R, através dos Beatles conheci o Blues e ai um sonho de ter um Dobro, sim, nosso dinâmico é uma resposta tupiniquim ao Dobro, acredito eu.




Minha história com meu violão começou a cinco anos atrás mais ou menos, quando certa manhã resolvi sair atrás de um violão resonator e entrando na loja que por coincidência é a loja que trabalho hoje, perguntei ao amigo proprietário se poderia encomendar um que vi no catálogo da Sonotec, um dobro Strimberg. Ele me pediu para que aguardasse e trouxe logo depois um case todo detonado e colocou sobre o balcão. 




Ao abrir o case vi o que me maravilhou os olhos, meu sonho de tempos: o Dinâmico. Estava ele todo riscado e usado de uma forma maravilhosa, sinal de quem usou muito e tocou muito. Sem pestanejar levei-o para casa. Não bastava apenas ter um bom instrumento, com um som maravilhoso e uma madeira tinindo, eu precisava saber de onde veio. Dali um tempo surgiu a oportunidade de trabalhar na Ivan instrumentos Musicais em Piracicaba SP, minha terra local onde o comprei. Ai parti para saber de onde veio o instrumento. Nessa procura fiquei sabendo de outro violão que estava junto ao meu e que por coincidência, e eu vim a saber depois, um amigo Luthier Beto Nalim tinha comprado antes do meu e que pertenciam a mesma pessoa.





Existiu na Cidade de São Pedro (São Paulo), berço de muitos bons músicos, um senhor chamado Mário Gomes, que quando faleceu  a família se desfez de seus instrumentos e o meu e do meu amigo Beto eram propriedade deste músico Mario Gomes.

Por isso, calculo a idade deste instrumento de 50 a 60 anos. Meu sogro é um baterista do final dos anos 50 e parou nos anos 90 e me contou que tocou junto com esse senhor Mario Gomes e outros músicos da cidade de São Pedro que é bem próxima a Piracicaba. Agora tenho referência e procedência do meu instrumento, o que me deixou mais feliz.

Como disse anteriormente, o case estava uma lástima e um dia quando o peguei para tocar um pouco reparei um pozinho no fundo do case e entrei em pânico. Com muita, mas muita dor no coração joguei o case fora e levei o violão a um luthier.




                 
Registros originais anteriores a restauração

Existe em Piracicaba um luthier muito talentoso, chamado Daniel Dobre que havia restaurado para mim um baixo Sound Malagoli dos anos 60 que ficou tão bom que até o Érico Malagoli, pediu a foto dele pra mim. Enfim, levei o violão ao Daniel e pedi para verificar se ele tinha sido maltratado pelos cupins, ele me sossegou e me sugeriu uma restauração. 


Primeiras imagens após a restauração

A principio fiquei com o pé atrás, não queria perder o timbre do meninão, mas acabei cedendo e foi a melhor escolha que poderia ter feito. Estes dias atrás o Daniel chegou à loja onde trabalho e me falou que a foto do meu violão estampava a capa do Facebook da Del Vecchio, quase tive um treco e perguntei como eles tiveram acesso a foto. Pergunta besta a minha, né! O Daniel disse que ele é que tinha mandado a foto, ai postei no Face do Roberto Fontanezi e no grupo de Guitarras Brasileiras Vintage, e cá estou dando meu testemunho.




"E ai um luthier amigo meu chegou de manhã na loja onde trabalho e me disse: - Você viu a foto da capa do face da Casa Del Vecchio? Pois é, quando é que eu ia imaginar que a foto do meu garotão ia estampar a apresentação deste site. Realmente o Daniel Dobre Luthier deixou ele belo".






Abraços

Fernando Vicentin


Para quem quiser checar o test drive com esse lendário Del Vecchio:



13 comentários:

  1. Muito bom o blues. Parabéns pelo instrumento

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo instrumento e restauração amigo. Veja quem mais tem um deste e está entre os preferidos?
    https://www.youtube.com/watch?v=6e7S-gEUCX4
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Cara,,, cada vez me surpreendo mais com esse blog e com a comunidade musical. Quanta história, quantas crônicas, quanto conteúdo, quantas nuances. Parabéns pelo Del Veccio com cara de novo (belo tracadalho) hahahahaha E esse menino fala grosso em hahahha Vc é sortudo de ter achado uma pérola dessas. E ao Wlillian, parabenizo e recomendo que continue assim: abrindo espaço para coisa boa. Valew!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo reconhecimento, um dos objetivos que temos é exatamente esse, o relato dessas crônicas. Nesse sentido iremos continuar a abrir espaço para essas delícias, mesmo não sendo strato que é o foco do blog. Abraços!

      Excluir
  4. Belo relato, essas histórias que seguem os instrumentos são fantásticas. Sou fã de Del Vecchio, tenho 3 modelos que me orgulho muito, inclusive um Dinâmico também. Quem sabe conto as histórias deles um dia! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amigo, são histórias magníficas que enriquecem a postagem do instrumento. Por favor, entre em contato para que eu possa publicar algumas dessas crônicas. Abraços!

      Excluir
  5. Outra coisa..... Fechar com Zeppelin foi perfeito!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amigo. Possuo um raro exemplar de 14 bocas para restaurar. Qual foi o seu investimento na restauração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Julio, o violão não é meu e nem restaurei o instrumento, apenas postei a história aqui no blog! Abração!

      Excluir